Saúde

Coronavírus: 28 casos suspeitos foram descartados no Brasil

Neste sábado, um americano se tornou a primeira vítima não-chinesa a morrer pelo coronavírus

(Foto: Manan VATSYAYANA / AFP)
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde atualizou, neste sábado 08, as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Agora, oito casos se enquadram na atual definição de caso suspeito para investigação do CoV-2019.

As ocorrências suspeitas estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (3). O ministério também já descartou 28 casos para investigação de possível relação com a infecção humana pelo coronavírus.

Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios.

Mortos por novo coronavírus ultrapassam os 700

Um americano se tornou a primeira vítima mortal estrangeira do novo coronavírus, que já matou mais de 720 pessoas na China, uma situação que levou Hong Kong a impor uma quarentena drástica no sábado para tentar conter a epidemia.

O novo coronavírus infectou mais de 34.500 pessoas e matou 722 na China continental (que exclui Hong Kong e Macau), anunciaram autoridades de saúde neste sábado.

Um americano morreu em Wuhan (centro), o epicentro da epidemia na China, disse a embaixada dos EUA, no que parece ser a primeira morte confirmada de um estrangeiro causado por essa epidemia. Conforme explicou em comunicado o Ministério da Saúde chinês, a vítima era um cidadão americano de 60 anos de origem chinesa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou na sexta-feira que o número de casos do novo coronavírus na China está “se estabilizando”, mas ressaltou que é muito cedo para saber se o vírus atingiu seu pico.

“Houve uma estabilização no número de casos relatados por Hubei”, o epicentro do surto de vírus na província central da China, disse Michael Ryan, diretor do Programa de Emergência em Saúde da OMS, em uma reunião em Genebra.

A epidemia, entretanto, continua a se espalhar para fora da China continental e até agora mais de 320 casos de infecção foram confirmados em cerca de 30 países e territórios.

A América Latina e a África continuam sendo regiões livres do novo coronavírus até agora. Todos os mortos pela epidemia estão na China continental, com exceção de duas vítimas registradas em Hong Kong e nas Filipinas.

*Com informações da Agência Brasil e da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.