Política
Comissão da Câmara aprova cirurgia para correção de orelhas proeminentes pelo SUS
A princípio, a proposta não terá de passar pelo plenário da Casa
A Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante às crianças e aos adolescentes a realização, via Sistema Único de Saúde, de cirurgias reparadoras para a correção de orelhas proeminentes.
Conforme a proposta, a garantia se estenderá a unidades de saúde privadas e entidades filantrópicas conveniadas ao SUS.
A necessidade de operação deverá ser atestada por um médico. A solicitação do procedimento terá de partir dos pais ou dos responsáveis — na falta deles, a requisição caberá ao Ministério Público ou ao conselho tutelar local.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Allan Garcês (PP-MA). “Evidentemente que o SUS tem por norma não realizar procedimentos de cirurgia plástica estética. Contudo, dado o baixo custo do procedimento, que não requer internação, e o grande impacto positivo na autoestima e na personalidade do indivíduo, a medida nos parece acertada e merece ser aprovada.”
Por tramitar em caráter conclusivo, a matéria não dependerá de aprovação do plenário da Câmara para chegar ao Senado, a menos que deputados apresentem um recurso. Falta a análise nas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Contra Hugo Motta, PSOL lança Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara
Por Wendal Carmo
Carnes do Mercosul: Entenda o projeto da Câmara que deve servir de reação ao Carrefour
Por Wendal Carmo
Lira reage ao Carrefour e defende pautar ‘reciprocidade econômica’ na Câmara
Por CartaCapital



