Saúde
Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, tem 1º caso de coronavírus
Contágio nas favelas é uma das principais preocupações, em função das aglomerações e da precariedade nas moradias
Um novo caso de coronavírus foi registrado na Cidade de Deus, comunidade no Rio de Janeiro. Segundo plataforma da Secretaria de Saúde da capital fluminense, são 103 casos confirmados e 189 suspeitos no município.
Uma das principais preocupações com a proliferação do novo vírus é o contágio nas favelas, porque estão entre as áreas mais prejudicadas pelas grandes aglomerações, pela falta de saneamento básico e pela estrutura precária das habitações, que impede o cumprimento adequado do isolamento.
Para conter os casos nas favelas, organizações como a Voz das Comunidades e a Uneafro Brasil anunciaram campanhas de doação para arrecadarem fundos destinados às famílias afetadas em bairros periféricos.
#COVID19NasFavelas Todo o valor arrecadado será destinado para a compra de água, álcool em gel e sabonete. O pedido é que as doações sejam feitas através de transferências, priorizando depósito bancário e pic pay. https://t.co/NphCyhfTca
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) March 20, 2020
Segundo a secretaria, já são 29 bairros com registros de contaminação: Barra da Tijuca (18), Leblon (16), Ipanema (10), São Conrado (8), Jardim Botânico (5), Botafogo (4), Copacabana (4), Flamengo (4), Vila Isabel (4), Lagoa (3), Cosme Velho (2), Freguesia (2), Gávea (2), Jacarepaguá (2), Meier (2), Padre Miguel (2), Bangu (1), Grajaú (1), Humaitá (1), Santa Teresa (1), Sepetiba (1), Taquara (1), Tijuca (1), Itanhangá (1) e Cosmos (1).
A faixa etária que mais registra casos é de pessoas entre 60 a 69 anos, com 21 casos. Em seguida, aparece a faixa de 40 a 49 anos, com 17 casos. As mulheres são as mais infectadas, com 49,5% dos registros.
O estado Rio de Janeiro já teve três mortes pelo novo coronavírus.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



