Mundo
China diz que é ‘extremamente improvável’ que Covid-19 tenha ‘vazado’ de laboratório
A hipótese descartada por Pequim foi citada no sábado em um comunicado da CIA, principal agência de inteligência dos EUA


A China rejeitou nesta segunda-feira 27 a teoria de que a pandemia de Covid-19 foi iniciada por um vazamento de laboratório, depois que a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) disse que considera essa a teoria mais provável.
“A equipe conjunta de especialistas da China e da OMS concluiu que é extremamente improvável que tenha ocorrido um vazamento de laboratório, com base em visitas a laboratórios em Wuhan“, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.
“Isso foi amplamente reconhecido pela comunidade internacional e pela comunidade científica”, disse ele em entrevista coletiva.
A CIA, principal agência de inteligência dos EUA, considerou no sábado a hipótese de que o vírus havia vazado de um laboratório chinês como “mais provável” do que ter sido transmitido por animais.
A declaração da agência ocorre no momento em que John Ratcliffe foi confirmado como diretor da CIA após o início do segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump.
“A CIA estima, com baixo grau de confiança e com base em todas as informações disponíveis, que é mais provável que a origem da pandemia de Covid-19 esteja relacionada à pesquisa do que a uma origem natural”, disse um porta-voz da agência no sábado.
“Os EUA deveriam parar de politizar e usar a questão das origens [da pandemia], além de parar de difamar e culpar outros países”, respondeu Mao Ning nesta segunda-feira.
As autoridades dos EUA devem “responder o mais rápido possível às preocupações legítimas da comunidade internacional” e “compartilhar proativamente dados com a OMS sobre seus primeiros casos suspeitos”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Há 5 anos, Covid fazia a 1ª vítima em Wuhan, onde mercado jamais reabriu
Por RFI
Esquecida, mas não superada: Covid continua matando 5 anos após seu surgimento
Por AFP
Autores retiram assinatura de estudo sobre o uso de cloroquina contra Covid-19 e artigo recebe classificação de ‘não confiável’
Por CartaCapital