Saúde
Casos de Covid-19 aumentam mais de 50% na América Central, diz Opas
Dado o impacto da pandemia na saúde mental nas Américas, a organização lançará na sexta-feira 6 uma comissão de alto nível para analisar o fenômeno


Os casos de Covid-19 aumentaram mais de 50% na América Central na semana passada e em toda a região em geral, embora menos pronunciados, exceto na América do Sul, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira 4.
Em comparação com a semana passada, os casos “continuaram aumentando na América Central esta semana em 53,4% e três de sete países registraram aumentos, embora as mortes continuem diminuindo”, afirmou Carissa Etienne, diretora da Opas, em coletiva de imprensa virtual.
Em toda a região das Américas, as novas infecções aumentaram 12,7% e as mortes caíram menos de 1%. No Caribe, porém, as mortes aumentaram 39,6% pela terceira semana consecutiva, em comparação com os sete dias anteriores.
Por outro lado, o número de novos casos em países como México e em geral na América do Sul diminuiu (-8%).
Dado o impacto da pandemia na saúde mental nas Américas, a Opas lançará na sexta-feira 6 uma comissão de alto nível para analisar esse fenômeno, que afetou a população como um todo e em particular os trabalhadores da saúde, como os enfermeiros.
Para 2030, a região das Américas “precisará de 1,8 milhão de enfermeiros adicionais”, informou Etienne.
Os Estados Unidos precisarão de mais 1,2 milhão de enfermeiros em sua força de trabalho e o Canadá 60.000 para 2025, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Covid causou choque sem precedentes aos trabalhadores de países menos desenvolvidos
Por AFP
Brasil não registrou mortes de crianças relacionadas à vacina da Covid-19, diz Ministério da Saúde
Por CartaCapital