Saúde

Campanha de vacinação na Terra Yanomami começa neste sábado

Os povos da região receberão, entre outras, as doses bivalentes contra a Covid-19

Campanha de vacinação na Terra Yanomami começa neste sábado
Campanha de vacinação na Terra Yanomami começa neste sábado
Foto: MICHAEL DANTAS / AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde inicia neste sábado 25 a campanha de vacinação dos povos da Terra Indígena Yanomami. Eles receberão imunizantes contra a Covid-19 e doses de rotina dos calendários adulto e infantil.

A pasta estima a aplicação de aproximadamente 20 mil doses bivalentes contra a Covid em seis comunidades: Surucucu, Kataroa, Maloca, Paapiú, Auaris, Missão Catrimani e Waputha.

A campanha começaria na segunda-feira 27, simultaneamente à ação nacional de aplicação do imunizante bivalente, mas foi antecipada devido ao que o ministério classificou como “grave crise sanitária e humanitária encontrada no território”.

O Centro de Operações de Emergência recebeu 24 tablets para otimizar a coleta de dados epidemiológicos das equipes da Casa de Apoio à Saúde Indígena e no restante do território.

Parte das equipes, segundo o ministério, também passou por treinamento para utilizar os 20 telefones satelitais que chegaram à capital Boa Vista. Os aparelhos permitirão que agentes enviados a pontos distantes e de difícil acesso mantenham a comunicação com o centro de emergência local.

Um mês após ser declarada a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional na Terra Yanomami, mais de 5 mil atendimentos médicos a indígenas encontrados em grave situação de desassistência foram realizados. Entre as crianças acompanhadas na casa de apoio, 78% evoluíram de quadro grave de desnutrição para moderado.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo