Saúde

Cacique Raoni testa positivo para Covid-19

Líder Kayapó foi internado com sintomas de pneumonia, mas estado de saúde é bom, informou o Instituto

Cacique Raoni testa positivo para Covid-19
Cacique Raoni testa positivo para Covid-19
Cacique Raoni Foto: JEFF PACHOUD / AFP
Apoie Siga-nos no

O cacique Raoni Metuktire foi internado com sintomas de pneumonia e testou positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira 31 pelo Instituto Raoni.

Segundo o comunicado, o cacique encontra-se fora de perigo, em um bom estado de saúde, sem febre e respirando sem a ajuda de oxigênio.

O teste feito no líder Kayapó mostra que ele já possui anticorpos para o coronavírus. A nota não dá mais detalhes sobre o local que o cacique está internado.

Há cerca de um mês, o cacique foi internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital em Sinop, no Mato Grosso. Ele já estava sob observação em um outro hospital na cidade de Colíder (MT), mas foi transferido devido ao agravamento de seu estado de saúde até então.

Na época, Raoni foi internado com sintomas de fraqueza e falta de ar, complicações gastrointestinais e desidratação. Ele havia sido testado para coronavírus, mas o resultado foi negativo. Ao ter alta, o cacique retornou a sua aldeia na Terra Indígena Capoto-Jarina, localizada no Mato Grosso.

Indígenas e a Covid-19

Considerados um ponto sensível desde a chegada da pandemia, os povos indígenas registram números preocupantes de infecções e mortes – incluindo lideranças histórias como o cacique Aritana, do Xingu.

Segundo levantamento feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), já são 28.815 casos confirmados de coronavírus entre indígenas e 757 mortes pela Covid-19.

A contagem considera indivíduos não aldeados, ou seja, que moram em cidades próximas – consideração não feira pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), que aponta para números diferentes. A pasta aponta para 22.923 casos e 377 mortes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo