Saúde
Brasileiro que passou pela África do Sul testa positivo para a Covid-19
Ainda não se sabe se é um caso da variante Ômicron, diz Anvisa


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que um viajante brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para a Covid-19, após desembarcar em Guarulhos, no sábado 26, em um voo da Ethiopian Airlines.
Em nota, divulgada neste domingo 28, a Anvisa disse que o passageiro havia chegado ao Brasil assintomático e com um teste em mãos, com o resultado negativo. O viajante, porém, foi submetido a um novo teste pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos. O resultado positivo foi comunicado à Anvisa às 21h12 do sábado 27.
Não se sabe, porém, se o brasileiro foi contaminado com a variante Ômicron, detectado na África do Sul. O Brasil ainda não registra casos da nova cepa.
O paciente foi colocado em isolamento e cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal, junto ao Ministério da Saúde, monitoram o caso, disse a Agência.
A Anvisa lembrou que uma portaria divulgada no sábado 27 proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul, Botsuana, Essuatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.