Saúde

Brasil tem dois casos de transmissão local do novo coronavírus

Dois casos em São Paulo pegaram doença de paciente que veio de fora; mesmo assim, Covid-19 ainda não circula de forma ampla no país

Coletiva - Coronavírus. Brasília, 03/03/2020. (Foto: Erasmo Salomão/MS)
Apoie Siga-nos no

Ao atualizar os números do novo coronavírus no Brasil, que chegou a 8 casos nesta quinta-feira 05, o Ministério da Saúde também explicou que dois pacientes foram infectados dentro do Brasil por um terceiro que veio de fora. Mesmo assim, ainda não há uma ampla circulação do Covid-19 no País.

“O vírus está circulando dentro de um agrupamento de pessoas”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em coletiva para a imprensa. “Neste momento, todos os casos que foram confirmados tem relação com um doente de origem. Um caso viajou para a Itália, chegou no Brasil, e passou para duas pessoas”, disse o secretário.

Até o momento, há 6 casos em São Paulo, onde ocorreu a transmissão local, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo.

A transmissão ainda está restrita a um núcleo conhecido pelos agentes de saúde. A esta situação, se dá o nome de transmissão local. Um caso distinto seria se não houvesse relação entre um novo doente e a pessoa de origem. Este caso – ainda hipotético no Brasil – é nomeado de transmissão comunitária.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) será informada da situação da transmissão para poder avaliar se o Brasil será incluído entre os países que possuem transmissão dentro do País. Tal classificação poderia ser feita como prevenção para enquadrar brasileiros que forem ao exterior como casos suspeitos.

Autoridades brasileiras ainda investigam 636 casos suspeitos do novo vírus, sendo que 378 já foram descartados pelo Ministério.

Um dos casos confirmados é de uma adolescente que não apresenta sintomas. Segundo o Ministério, ela possui apenas fragmentos do vírus e não o transmitiu para familiares próximos. Todos os casos sintomáticos e confirmados até o momento estão em isolamento domiciliar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo