Saúde

Brasil registra mais de 31 mil profissionais da saúde confirmados com coronavírus

São mais de 199 mil suspeitas entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e outros. Ministério não detalha número de óbitos

(Foto: Nelson ALMEIDA / AFP)
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira 14, que o Brasil registrou 199.768 suspeitas de coronavírus entre os profissionais da saúde até o momento. Desses, 31.790 casos já foram confirmados com a covid-19, 114.301 profissionais (57.2%) estão aguardando confirmação e outras 53.677 suspeitas já foram descartadas.

Os dados são baseados no levantamento feito pela plataforma eSUS Notifica, e tinham sido atualizados até às 19h da quarta-feira 13. Seguindo o total de confirmados nesta data, os profissionais da saúde correspondem a uma fatia de 16.8% do total de infectados por coronavírus do País. O número de mortes de profissionais de saúde em decorrência da covid-19 não foi divulgado.

Sem desconsiderar os casos já descartados, o Ministério aponta que os profissionais mais atingidos são os auxiliares de enfermagem, com 68.250 suspeitas levantadas. Em segundo lugar, vêm os enfermeiros, com 33.733 possíveis infecções, seguidos dos médicos, com 26.546 notificações. Os recepcionistas dos hospitais e centros de saúde aparecem em quarto lugar, com 8.610 suspeitas, e “outros agentes de saúde” vêm em quinto, com 5.013 casos suspeitos.

Eduardo Macário, secretário-substituto de Vigilância em Saúde, a contabilização dos casos suspeitos engloba todos os profissionais que foram afastados ao apresentarem febre, dor de garganta e tosse. “Esse profissional tem que ser afastado preventivamente e tem que ser feito o teste justamente para se identificar se ele esta infectado com o coronavírus ou não. Nesse processo, identificamos 199 mil profissionais que foram notificados dentro do sistema. Pode ter um pouco mais, mas esse é o número real que nós temos”, afirmou Macário.

O estado mais atingido tanto pelos casos suspeitos quanto pelos confirmados é São Paulo, epicentro do coronavírus no Brasil. No estado, são 14.831 infecções confirmadas entre os profissionais de saúde – o que representa 29% do total de casos registrados em SP. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 4.451 confirmados. Em terceiro lugar, vem o Ceará, com 1.668 profissionais contaminados pelo vírus.

Confira as tabelas divulgadas pelo Ministério no Boletim Epidemiológico:

(Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

(Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo