Saúde

Brasil registra mais de 202 mil casos de Covid-19 e média móvel volta a bater recorde

Número chegou a 140 mil em meio à expansão da variante Ômicron; nas últimas 24 horas foram registradas 332 mortes

Brasil registra mais de 202 mil casos de Covid-19 e média móvel volta a bater recorde
Brasil registra mais de 202 mil casos de Covid-19 e média móvel volta a bater recorde
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Brasil registrou, neste sábado, 202.466 casos de Covid-19, segundo as notificações das secretarias de saúde, e a média móvel voltou a bater recorde: 140.698.

Foram notificadas 332 mortes, elevando para 622.979 o total de vidas perdidas para o coronavírus ao longo da pandemia. A média móvel ficou em 282 óbitos. Em dois estados, Acre e Roraima, não foram registradas mortes.

Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

A “média móvel de 7 dias” se dá pela média entre o número do dia e dos seis imediatamente anteriores. Ela é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados “abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Ao todo, 19 unidades federativas atualizaram seus dados sobre vacinação. Em todo o país, 162.885.004 pessoas receberam a primeira dose de um imunizante, o equivalente a 75,82% da população brasileira. A segunda dose da vacina, por sua vez, foi aplicada em 148.292.373 pessoas, ou 69,03% da população nacional. Já 39.750.423 pessoas receberam uma dose de reforço.

Nas últimas 24h foram aplicadas 938.577 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram 131.116 primeiras doses, 2.173 doses únicas e 837.231 doses de reforço. Por conta de uma correção nos dados de Santa Catarina, o número de aplicações de segunda dose ficou negativo, -31.943.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo