Saúde

Brasil passa de 75 mil mortes e completa 2 meses sem ministro da Saúde definitivo

País contabiliza mais de 1,9 milhão de casos confirmados de coronavírus

Cemitério Vila Formosa, em São Paulo. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) contabiliza 75.366 mortes e 1.966.748 infecções por coronavírus, segundo atualização desta quarta-feira 15. Em 24 horas, o órgão registrou 1.233 óbitos e 39.924 casos confirmados da doença.

Os brasileiros ocupam a vice-liderança dos rankings mundiais de mortes e de casos de coronavírus, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No topo das listas, os Estados Unidos acumulam mais de 136 mil vítimas fatais e 3,4 milhões de contaminações.

O Brasil acaba de completar 2 meses sem um ministro da Saúde definitivo. Desde que Nelson Teich se demitiu, em 15 de maio, o general Eduardo Pazuello comanda a pasta de forma interina. O presidente Jair Bolsonaro ainda não escolheu um nome para substituir o militar.

Para o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “o Exército está se associando a esse genocídio”, segundo declarou no sábado 11, durante entrevista à revista IstoÉ. Representantes das Forças Armadas pedem retratação do magistrado e entraram com uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR).

São Paulo segue como líder entre os estados mais afetados, com 18.640 mortes e 393.176 casos confirmados de coronavírus.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo