Brasil passa de 75 mil mortes e completa 2 meses sem ministro da Saúde definitivo

País contabiliza mais de 1,9 milhão de casos confirmados de coronavírus

Cemitério Vila Formosa, em São Paulo. Foto: Nelson Almeida/AFP

Cemitério Vila Formosa, em São Paulo. Foto: Nelson Almeida/AFP

Saúde

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) contabiliza 75.366 mortes e 1.966.748 infecções por coronavírus, segundo atualização desta quarta-feira 15. Em 24 horas, o órgão registrou 1.233 óbitos e 39.924 casos confirmados da doença.

Os brasileiros ocupam a vice-liderança dos rankings mundiais de mortes e de casos de coronavírus, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No topo das listas, os Estados Unidos acumulam mais de 136 mil vítimas fatais e 3,4 milhões de contaminações.

O Brasil acaba de completar 2 meses sem um ministro da Saúde definitivo. Desde que Nelson Teich se demitiu, em 15 de maio, o general Eduardo Pazuello comanda a pasta de forma interina. O presidente Jair Bolsonaro ainda não escolheu um nome para substituir o militar.

Para o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “o Exército está se associando a esse genocídio”, segundo declarou no sábado 11, durante entrevista à revista IstoÉ. Representantes das Forças Armadas pedem retratação do magistrado e entraram com uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR).

São Paulo segue como líder entre os estados mais afetados, com 18.640 mortes e 393.176 casos confirmados de coronavírus.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem