Saúde
Brasil confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron, em São Paulo
Casal veio da África do Sul e foi orientado a ficar em isolamento
São Paulo registrou dois casos da nova variante Ômicron, nesta terça-feira 30. São os primeiros infectados detectados no Brasil, desde que a cepa foi identificada pela África do Sul na semana passada.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, os casos são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos, que vieram da África do Sul. Eles tiveram resultado positivo em 25 de novembro, em exames de PCR coletados no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O casal apresentou sintomas leves e foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar, sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo.
Outro caso, referente a um passageiro com origem da Etiópia, está sendo investigado no Instituto Adolfo Lutz. O viajante havia apresentado sintomas e, por ter visitado a África do Sul, buscou a testagem no Aeroporto de Guarulhos. Ele segue isolado em casa, na mesma cidade.
Ainda não há informações suficientes sobre se vacínas já existentes têm eficácia para combater a nova variante. A Organização Mundial da Saúde classifica a nova cepa como “preocupante”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



