Saúde

Brasil confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus

A ocorrência foi em uma paciente de 37 anos, moradora de Natal, no Rio Grande do Norte

Brasil confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus
Brasil confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus
Representação criativa de partículas do vírus SARS-COV-2; Foto: NIAID Representação criativa de partículas do vírus SARS-COV-2; Foto: NIAID
Apoie Siga-nos no

O governo do Rio Grande do Norte confirmou, na noite de quarta-feira 9, o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do Brasil.  A ocorrência envolve uma mulher de 37 anos que mora em Natal, capital do estado.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-RN), a paciente, que é profissional da saúde, apresentou um quadro de síndrome gripal em 17 de junho. Seis dias depois, testou positivo para a Covid-19. Em 11 de outubro, teve sintomas de novo e, ao fazer o exame, descobriu a reinfecção por coronavírus.

As amostras foram feitas na Paraíba e encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise.

A pasta informou que conta com um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.

Ministério da Saúde confirma

Na manhã desta quinta-feira 10, o Ministério da Saúde confirmou o caso.

“No último dia 9, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recebeu um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ – Laboratório de Referência Nacional para a Covid-19 no Brasil, – contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus.  Conforme critérios estabelecidos na Nota Técnica Nº 52/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, esses resultados laboratoriais permitem confirmar o primeiro caso de reinfecção no Brasil.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo