Saúde
Bolsonaro diz que vacinados terão que assinar termo de responsabilidade
Presidente promete assinar Medida Provisória que libera 20 bilhões de reais para comprar vacinas contra Covid-19
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai assinar nesta terça-feira 15 uma Medida Provisória (MP) para liberar 20 bilhões de reais para a compra de vacinas contra a Covid-19.
A declaração foi dada na segunda-feira 14 em frente ao Palácio da Alvorada. Aos apoiadores, o presidente reforçou que a imunização não é obrigatória.
“[A vacina] não é obrigatória. Vocês vão ter que assinar o termo de responsabilidade, se quiserem tomar. A Pfizer é bem clara no contrato: ´Não nos responsabilizamos por efeito colateral’. Tem gente que quer tomar, então toma. A responsabilidade é sua. Para quem está bem fisicamente, não tem que ter muita preocupação. A preocupação é o idoso, quem tem doença”, afirmou Bolsonaro.
O presidente também usou uma passagem bíblica para criticar a “fraqueza” da crise sanitária. “Tem uma passagem bíblica, Provérbios 24:10. ‘Se tu te mostrares fraco na hora da agonia, tua força é pequena’. Tem que encarar, pô! Tem que lutar”, disse.
Sem máscara de proteção, Bolsonaro cumprimentou e tirou fotos com apoiadores, em mais um dia no qual contrariou estudos científicos e recomendou tratamentos com remédios sem eficácia comprovada.
(Com informações da Agência Estado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



