Saúde
Bolsonaro decide efetivar Pazuello no Ministério da Saúde, diz TV
Em maio, o presidente já havia dito que o general ficaria à frente da pasta ‘por muito tempo’
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, será efetivado no cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo informações da Globo News. De acordo com a emissora, a posse está marcada para a tarde desta quarta-feira 16 no Palácio do Planalto.
Nascido no Rio de Janeiro, Pazuello se formou na Academia Militar das Agulhas Negras. Ele foi escolhido por Bolsonaro como ministro interino no dia 3 de junho, após ter ocupado o cargo de secretário-executivo.
A ascensão oficial de Pazuello ao posto se deu 19 dias após a saída de Nelson Teich do comando da pasta. Na prática, o general já respondia pelo Ministério da Saúde desde 15 de maio. Em 20 de maio, o presidente afirmou que Pazuello ficaria “por muito tempo” à frente da pasta.
Pazuello é o terceiro nome a ocupar o cargo de ministro da Saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Antes dele e de Teich, o posto era comandado por Luiz Henrique Mandetta, demitido por Bolsonaro em abril.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



