Saúde
Bolsonaro confirma compra da vacina da Pfizer contra a Covid-19
O presidente afirmou que milhões de doses devem chegar ao País no mês que vem, sem especificar a quantidade exata


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira 4 que o governo comprará as vacinas da Pfizer contra a Covid-19.
Bolsonaro disse que milhões de doses do imunizante devem chegar ao País no mês que vem, sem especificar a quantidade exata.
Ainda de acordo com o presidente, a aquisição só foi possível após o Congresso aprovar uma medida provisória que autoriza a União a assumir responsabilidade por possíveis efeitos adversos dos imunizantes.
O texto aprovado na terça-feira 2 inclui não só a União, mas também estados e municípios no bojo das responsabilidades.
Em edição extra do Diário Oficial da União, publicada na noite da quarta-feira 3, o Ministério da Saúde permitiu a dispensa de licitação para comprar 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e 38 milhões do imunizante da Janssen.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo federal decide comprar vacinas da Pfizer e Janssen
Por CartaCapital
Rui Costa: Não preciso de brincadeiras de Bolsonaro, preciso de vacinas
Por CartaCapital