Saúde

Bahia confirma primeiro caso de coronavírus, o 9º no Brasil

Paciente é uma mulher de 34 anos que mora em Feira de Santana e retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma

Bahia confirma primeiro caso de coronavírus, o 9º no Brasil
Bahia confirma primeiro caso de coronavírus, o 9º no Brasil
Usar a máscara continua sendo importante no combate ao coronavírus. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira 6 o primeiro caso importado de coronavírus na Bahia. Com isso, o Brasil passa a ter nove casos de Covid-19. A paciente confirmada mora na cidade de Feira de Santana, tem 34 anos e retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma.

O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para a contraprova. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído nesta sexta-feira.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, trata-se de um caso importado. “A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil monitora 636 casos suspeitos de coronavírus. Entre os outros oito pacientes confirmados, seis são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro do Espírito Santo. Todos estão em isolamento domiciliar.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo