Política
Auxílio de R$ 600 a informais é publicado no Diário Oficial da União
Projeto já havia sido aprovado na Câmara na semana passada


O governo federal publicou, nesta quinta-feira 2, em edição extra do Diário Oficial da União, a lei que garante um auxílio de 600 reais por mês a trabalhadores informais, por três meses. A medida foi lançada para aliviar a crise econômica provocada pelas quarentenas, decretadas como forma de contenção da pandemia de coronavírus.
Faz uma semana que o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados. Na segunda-feira 30, ele passou no Senado Federal, e demorou mais três dias para receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o Palácio do Planalto, a espera ocorreu para a finalização de uma Medida Provisória que indicaria de onde sairia o dinheiro. A MP também foi publicada. Bolsonaro diz que o auxílio vai beneficiar 54 milhões e deve custar 98 bilhões de reais em verbas públicas.
O auxílio será limitado a duas pessoas da mesma família. A trabalhadora informal que for mãe e chefe de família terá direito a duas cotas, equivalentes a 1,2 mil reais.
No início, o Ministério da Economia queria conceder apenas 200 reais aos trabalhadores informais, mas o valor foi elevado após debates no Congresso Nacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.