Saúde
Anvisa confirma que vai estender prazo de validade de testes para Covid-19
Mais de 7 milhões de exames estão no estoque com vencimento para dezembro


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta quarta-feira 9 que vai estender do prazo de validade dos testes para a Covid-19 que o governo federal mantém em estoque.
Segundo a diretora da Anvisa, Cristiane Jourdan, a decisão da agência foi tomada em caráter excepcional e obedeceu critérios técnicos. A diretora participou de uma audiência da Comissão do Congresso que acompanha as medidas do governo no combate à pandemia.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 7 milhões de testes comprados pela pasta estão no estoque com vencimento para dezembro. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a extensão da validade já estava programada desde que os testes foram comprados.
“Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à extensão dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde”, afirmou Jourdan.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.