Saúde

Anvisa autoriza retomada de testes da vacina da Johnson

Testes foram interrompidos em 12 de outubro após voluntário dos EUA ter apresentado evento adverso grave

Vacina da Covid
Foto: iStock/hocus-focus Foto: iStock/hocus-focus
Apoie Siga-nos no

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomada dos testes da vacina contra a Covid-19 do laboratório Janssen-Cilag, a divisão farmacêutica da Johnson & Johnson. Os testes foram interrompidos no dia 12 de outubro após um voluntário dos EUA ter apresentado um evento adverso grave.

“Após avaliar os dados do evento adverso e as informações do Comitê Independente de Segurança, além de dados da autoridade regulatória norte-americana (Food and Drugs Administration – FDA), a Anvisa concluiu que a relação benefício e risco se mantém favorável e que o estudo poderá ser retomado.”, afirmou a agência.

No momento da interrupção, 12 voluntários do Brasil, todos do Rio de Janeiro, já haviam participado do teste com uma dose do imunizante em teste ou do placebo.

O estudo da Janssen-Cilag está sendo conduzido, no Brasil, em 11 estados, com previsão de envolver até 7.560 pessoas com mais de 18 anos, informa a Anvisa.

Atualmente, há quatro vacinas com estudos clínicos autorizados no Brasil – a de Oxford (Astrazeneca e Fiocruz), a Coronavac (Sinovac e Butantan), a Pfizer-Wyeth e a Janssen-Cilag. Todas estão realizando testes em decorrência de fase 3, que é a última fase de pesquisa. A agência recebeu na semana passada a primeira documentação para a fase de testes da vacina russa Sputnik V.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo