Cultura

Cortina de fumaça

“Na neblina” traz a trajetória penosa de um ferroviário, tão penosa quanto bela de se ver

Apoie Siga-nos no

Na Neblina


Sergei Loznitsa

Em Minha Felicidade já havia o plano-sequência, quando o caminhoneiro perambula pelo vilarejo miserável. Agora em Na Neblina, novo filme do bielo–russo Sergei Loznitsa que estreia na sexta 1º, o recurso reaparece mais contundente e significativo. Está ali para dar a dimensão da consciência, do caráter do protagonista, e num aspecto mais amplo e político, do estado de coisas da Rússia do período da Segunda Guerra Mundial.

A situação simbólica desse passado toma forma no drama de um ferroviário (Vladimir Svirskiy) considerado culpado de traição pelos resistentes à ocupação alemã. Esses partisans vão à casa do possível traidor para levá-lo a morrer na floresta. Ao ser alvejado, no entanto, um dos algozes torna-se o corpo ferido que o condenado terá de carregar todo o percurso. É neste dilema moral que se refletem as circunstâncias anteriores de sua prisão e liberação pelos nazistas. A trajetória torna-se tão penosa quanto bela de se ver, como  é a condição contraditória da neblina.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar