Política

Lorotas sem fim

[vc_row][vc_column][vc_column_text] Michel Temer esmera-se na apresentação puramente ficcional de um Brasil que não existe [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text] Ninguém vem ao mundo para ser vaiado, dizia o economista Roberto Campos, ministro na ditadura, ao falar das vaias que recebeu durante a vida. Michel Temer não levou isso em conta e arriscou-se […]

O slogan foi criado assim: “O Brasil voltou, 20 anos em 2”. Serviu à ironia dos internautas, transformado assim: “Temer fez o Brasil voltar 20 anos em 2” (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Michel Temer esmera-se na apresentação puramente ficcional de um Brasil que não existe

[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]

Ninguém vem ao mundo para ser vaiado, dizia o economista Roberto Campos, ministro na ditadura, ao falar das vaias que recebeu durante a vida. Michel Temer não levou isso em conta e arriscou-se a “visitar” os escombros do edifício desabado em São Paulo. Ficou poucos minutos e saiu vaiado, protegido por guarda-costas. Cena patética.

Ao completar dois anos de um governo ilegítimo, implantado no dia 12 de maio de 2016, o ex-vice-presidente comemorou quase sozinho o suposto resgate de um país imaginário, criado após o golpe contra a presidenta legítima Dilma Rousseff.

Temer sempre faz um percurso seguro após sair de casa, o Jaburu, e seguir para o Planalto. Dois palácios onde ele fica mais à vontade cercado por seguranças. Na cerimônia comemorativa, fez um balanço a seu feitio para a plateia de dirigentes de estatais, assessores das autarquias federais, além de parlamentares da base todos dispostos a aplaudir.

Rosa.jpg
Não há avaliação positiva no âmbito da administração

O ex-vice-presidente leu, sob palmas febris, uma cartilha “com ações e resultados” em publicação, para sabor dos crentes, intitulada “Avançamos:  2 anos de vitória na vida de cada brasileiro”.

O anúncio da queda no PIB já era conhecido pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central. Temer ignorou.

A má notícia foi divulgada dois dias depois do seu discurso otimista.

Antes, porém, o Planalto tropeçou na língua pátria. O slogan foi criado assim: “O Brasil voltou, 20 anos em 2”. Serviu à ironia dos internautas, transformado assim: “Temer fez o Brasil voltar 20 anos em 2”.

Sem desfaçatez, apresentou-se assim como “o responsável” pelas escolhas que fez, “sempre pensando em um Brasil maior”. Eis os exemplos contrários: redução na inflação provocada, porém, pelo desemprego; 20 mil postos de trabalho fechados em 2017; corte de beneficiados pelo programa Bolsa Família, entre outros.

Leia também:
Uma visão de Lula
De resistentes a golpistas

Embora tenha desistido de contar certas balelas aos eleitores, como aquela de disputar a reeleição a partir de um golpe, a trajetória de Michel Temer no poder tem sido um desastre, como comprovam as pesquisas e, mais recentemente, a pesquisa CNT/MDA.

É arrasador o resultado para Temer, pessoalmente, e também para o governo. Não há avaliação positiva no âmbito da administração: saúde, educação, desempenho pessoal de Temer, avaliação do governo, desemprego, renda mensal e segurança. 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo