Assine
Imagem: Acervo/Igreja Cristã Maranata

StudioCarta

Um ano abençoado

Com ações inovadoras e de impacto global, a Igreja Cristã Maranata fortalece sua missão de expandir a fé e preparar o povo para a volta de Jesus cristo

Apresentado por Igreja Cristã Maranata

Com 56 anos de história, a Igreja Cristã Maranata (ICM) vivenciou em 2024 um período de grandes conquistas, cujo ápice foi a quarta edição do evento “Trombetas e Festas”, realizado no início de dezembro no Maanaim, em Domingos Martins, Espírito Santo. Transmitido por diversas plataformas para mais de 170 países, o evento consolidou-se como uma das maiores celebrações religiosas do mundo. Aproximadamente, 1 bilhão de pessoas foram impactadas pela mensagem de fé e esperança, a reforçar o alerta sobre a necessidade de preparação espiritual para a volta de Jesus.

Ao longo de todo o ano, a Maranata promoveu diversas atividades evangelísticas, seminários doutrinários, projetos sociais e ambientais, além de outras iniciativas de alcance global, consolidando sua missão de propagar a fé cristã, o preparo espiritual e o compromisso social. A urgência de uma decisão pessoal de preparação para o arrebatamento foi uma das principais mensagens reforçadas pelo pastor Gedelti Gueiros, presidente da ICM. Em suas pregações, o líder religioso sempre enfatiza a importância de cultivar e fortalecer continuamente a fé, mantendo-a viva e robusta como um elemento essencial para a salvação.

Os números expressivos de alcance da mensagem evangelística da ICM foram impulsionados pela utilização das redes sociais. Dentre essas plataformas, o YouTube destaca-se como um dos principais canais de comunicação. Eventos transmitidos ao vivo, seminários, entrevistas e séries documentais, como O Plano Profético da Igreja nas Sete Cartas do Apocalipse, alcançaram milhões de visualizações.

Esse esforço também reflete o compromisso com as futuras gerações, por meio de iniciativas inovadoras de evangelização infantil, como o programa A Classe de Crianças, que transmite princípios cristãos de forma lúdica e educativa. Paralelamente, encontros de orientação para jovens oferecem momentos de reflexão, louvor e fé.

Sustentabilidade. Sob a liderança do pastor Gedelti Gueiros, a ICM instalou painéis fotovoltaicos em seus templos – Imagem: Acervo/Igreja Cristã Maranata

Em outra iniciativa pioneira, a Maranata implementou o uso de Inteligência Artificial para traduzir seus cultos e seminários para mais de 50 idiomas e dialetos. “Nosso objetivo é alcançar a unidade de forma rápida e eficiente, e isso orienta toda a nossa estratégia comunicativa”, explica o pastor Josias Júnior, gerente de Comunicação da ICM.

A preocupação ambiental é uma marca do trabalho da Maranata, tanto no Brasil quanto no exterior, como destaca o pastor João Cidade, responsável pela missão internacional da igreja. A ICM mantém áreas preservadas, promove plantios com crianças e utiliza tecnologias sustentáveis, como uma usina fotovoltaica no Maanaim do Espírito Santo.

A consciência ambiental é compartilhada com líderes de diversas partes do mundo que visitam a igreja, como pastores da Rússia, África e do Leste Europeu, os quais levam de volta aos seus países as práticas de sustentabilidade aprendidas.Para reduzir o volume de lixo e os impactos no meio ambiente, a Igreja eliminou o uso de copos descartáveis em sua sede capixaba, com planos de expandir a iniciativa para os outros 60 Maanaims – termo hebraico que designa os “acampamentos de anjos” – em todo o Brasil.

A ICM demonstrou prontidão ao prestar assistência às vítimas das enchentes em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, e no Rio Grande do Sul. A mobilização foi rápida, com o envio de veículos carregados com água, leite, achocolatado, produtos de higiene e medicamentos.

A igreja também tem investido na inclusão, por meio de oficinas de acessibilidade realizadas em suas congregações, abordando temas como autismo e deficiências auditivas e visuais. Além disso, a Maranata direcionou sua dinâmica de evangelização ao tema “Colegas de Trabalho”, promovendo cultos especiais, inclusive durante a madrugada, com a prática da imposição de mãos, fortalecendo a unidade e a espiritualidade dos fiéis.

Outro destaque é o Instituto de Ensino Edward Dodd, uma escola confessional inaugurada em 2022, com uma proposta pedagógica que alia conhecimentos científicos aos valores cristãos. A ICM lançou ainda o Programa de Orientação Jurídica Gratuita, com o objetivo de oferecer suporte legal e promover a conscientização entre membros de baixa renda.

As convenções regionais e internacionais destacaram-se entre os eventos de grande porte promovidos pela Maranata ao longo do ano, reunindo milhares de participantes em diversas localidades. E, claro, os seminários doutrinários realizados nos Maanaims ofereceram um espaço de aprendizado e comunhão para os membros.

A ICM também reafirmou seu papel social por meio de ações humanitárias que beneficiaram comunidades em situação de vulnerabilidade. O ano foi marcado ainda por avanços significativos na estrutura organizacional da Igreja, com a inauguração de novos Maanaims, que ampliaram a capacidade de acolhimento nos encontros espirituais.

Com vistas a 2025, a Maranata planeja seguir sendo um farol de esperança em um mundo em constante transformação. Cada iniciativa reflete o compromisso com a fé, a inclusão e o impacto social, consolidando a missão de preparar um povo para o grande dia da volta de Jesus.

Publicado na edição n° 1343 de CartaCapital, em 31 de dezembro de 2024.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Um ano abençoado’

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo