Assine
Imagem: Jefferson Santana

StudioCarta

Trombetas da salvação

Evento global da Igreja Cristã Maranata celebra fé, esperança e os sinais proféticos da volta de Jesus

Apresentado por Igreja Cristã Maranata

Considerada uma das maiores celebrações religiosas do mundo, a quarta edição do Trombetas e Festas destacou, no domingo 1º, a importância de exercitar e nutrir a fé para mantê-la viva e fortalecida, conduzindo ao caminho da salvação. Realizado pela Igreja Cristã Maranata (ICM) no Maanaim,­ em Domingos Martins, nas montanhas do Espírito Santo, o encontro de alcance global enfatizou a seriedade dos ensinamentos bíblicos e o chamado para que a humanidade valorize o plano divino.

A participação na quarta edição foi impressionante: a transmissão, realizada em multiplataformas, alcançou mais de 170 países, com tradução simultânea para 50 idiomas e dialetos, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Presencialmente, o evento reuniu mais de 2,3 mil membros vindos de diversas regiões, além de contar com mais de 50 equipes de voluntários, distribuídas em diferentes setores.

A mensagem de esperança e alerta sobre o arrebatamento e a iminente volta de Jesus, evidenciada por inúmeros sinais, deve alcançar até 1 bilhão de pessoas em todo o planeta, segundo estimativas dos organizadores. O aviso baseia-se nas Escrituras Sagradas, que revelam o futuro da humanidade por meio de profecias.

Não ande só “A fome da alma, a ausência do homem com Deus, é o problema mais central”, alerta o pastor Gedelti Gueiros – Imagem: Jefferson Santana

A ICM também destaca que os sinais da quarta e decisiva trombeta já estão se manifestando. Entre eles, estão o avanço da fome, a pandemia de Covid-19, a crise climática, incluindo inundações e incêndios florestais devastadores, além de guerras globais e uma degradação ambiental sem precedentes. Esses temas também foram abordados na Cúpula de Líderes do G-20, realizada no mês passado no Rio de Janeiro.

As principais autoridades e lideranças políticas, militares, religiosas e sociais do Espírito Santo prestigiaram a cerimônia, incluindo o governador do estado. “A Igreja Maranata tem buscado contribuir com os desafios sociais e ambientais que enfrentamos. Ressaltamos a palavra de fé que foi passada”, destacou Renato Casagrande.

O pastor Gedelti Gueiros, presidente da ICM, reforçou a necessidade de uma decisão individual diante do tempo de preparação para o arrebatamento. “Vivemos uma inversão de valores, lares em aflição e uma violência sem socorro, com governos incapazes de atender às demandas e resolver os problemas”, alertou. “Há ainda a fome da alma, a ausência do homem com Deus, que é o problema mais central.”

O impacto do evento e o alcance da palavra da Igreja Cristã Maranata foram destacados por João Cidade, responsável pela missão internacional da ICM. “Nosso trabalho na Igreja Cristã Maranata tem alcançado lugares remotos e transformado vidas de forma surpreendente. É emocionante ver como a palavra de Deus chega a locais onde poucos recursos chegam”, disse. “Certa vez, ao entregar convites no meio de um rio, após mais de dez horas de barco, as pessoas me disseram: ‘Acompanho o trabalho de vocês pela tevê’. É impressionante perceber como a mensagem chega até onde escolas e serviços de saúde não alcançam.”

Embora não seja possível determinar o momento exato da vinda de Jesus, todos os sinais apontam para sua proximidade, como destaca o pastor Douglas Spanghero, um dos organizadores do evento: “Não podemos estimar um dia, porque a Bíblia deixa isso em aberto – ninguém sabe o dia nem a hora. Mas, ao analisarmos os sinais e as trombetas descritas no Livro do Apocalipse, encontramos evidências claras. Estamos vivendo o tempo do ‘breve’. Pode acontecer a qualquer momento”.

Muitos participantes compareceram ao Trombetas e Festas 2024 com suas famílias, a exemplo de Silvana Soen, delegada de polícia. “É um despertar para que possamos estar atentos, um alerta de que realmente devemos nos preparar para a volta de Jesus”, destacou. Seu marido, o advogado Wallace Perini, que também é pastor, ressaltou a importância de compreender os acontecimentos atuais à luz das Escrituras: “Tudo o que está acontecendo é profético, é bíblico, e isso precisa estar dentro de nós, no coração, para sabermos como conduzir nossas vidas. Não podemos viver à mercê do que ocorre no mundo, mas sim enxergar o cumprimento da profecia e estar sob a direção do Espírito Santo”.


Após ouvirem a mensagem, duas amigas, estudantes de Matipó, em Minas Gerais, refletiram sobre as atitudes a serem tomadas de agora em diante. Bárbara Barbosa, estudante de Medicina, comentou: “Precisamos levar a voz do Senhor a todos. Aprendemos e fomos incentivadas a compartilhar o Evangelho com as outras pessoas”. Por sua vez, Júlia Aquino, estudante de Odontologia, destacou a importância de anunciar Jesus e se sentiu privilegiada pela oportunidade de participar desse momento.

“O que mais me tocou, assim como em todos os cultos da nossa igreja, foram os louvores, que sem dúvida anunciam exatamente o que a palavra de Deus diz”, ressaltou Inamaria Nogueira, voluntária no Maanaim há alguns anos. Para atuar como brigadista, ela se preparou durante toda a semana, focada na segurança de todo o perímetro, e participou de mutirões para a limpeza de equipamentos e manutenção dos extintores.

O evento Trombetas e Festas tem seu nome inspirado em referências bíblicas: “Trombetas” simbolizam os sinais proféticos que se manifestam nos tempos atuais, enquanto “festas” refletem o derramamento do Espírito Santo experimentado pela Igreja em cada etapa de sua caminhada. Realizado pela primeira vez em 2019, o evento tem como objetivo proclamar ao mundo o plano de Deus para a humanidade.

Publicado na edição n° 1340 de CartaCapital, em 11 de dezembro de 2024.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Trombetas da salvação’

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo