Assine

StudioCarta

Pix sem medo

A oferta de seguros contra fraudes e crimes na internet estende-se à modalidade de pagamento e transferência

Apresentado por Kovr seguradora

O Brasil tem 480 milhões de dis­positivos digitais – computador, notebook, tablet e ­smartphone – em uso, seja em residências, seja em escritórios, de acordo com pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada ­(FGVcia). O estudo revela ainda que há 1,2 ­smartphone por habitante, ou 258 milhões de celulares inteligentes em uso. Adicionando os notebooks e os tablets, são 384 milhões de dispositivos portáteis, ou 1,8 por habitante. No País, são três celulares vendidos para cada tevê. Os inscritos do YouTube passam de 75 milhões de brasileiros.

O avanço do mundo virtual leva o comércio eletrônico a bater recordes sucessivos. Em 2023, o setor movimentou 196,1 bilhões de reais, aumento de 4,8% em relação a 2022. Desde 2016, o ­e-commerce brasileiro mais que quintuplicou. Há ainda um potencial grande: São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentram quase 60% dos negócios. Os smartphones seguem como o produto mais vendido (10,3 bilhões de reais no passado), seguidos de livros, brochuras e impressos semelhantes (6,4 bilhões), televisores (5,3 bilhões), refrigeradores e congeladores (5 bilhões de reais), tablets (4,4 bilhões) e complementos alimentares (3,7 bilhões).

Essa revolução digital coincide com o avanço de fraudes e ameaças digitais. Em 2025, os prejuízos com crimes cibernéticos devem chegar a 12 trilhões de dólares em todo o mundo. No Brasil, com sua alta de conectividade, as ameaças são crescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 1,9 milhão de golpes virtuais em 2023, um a cada 16 segundos. De acordo com outra pesquisa, os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros, ou seja, um em cada quatro, nos últimos 12 meses. São mais de 40 milhões de consumidores que perderam dinheiro em razão de algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Os dados são de um relatório recente divulgado pelo Instituto DataSenado. A distribuição dos golpes, revela o estudo, é uniforme no País.

As empresas também sofrem. Pesquisa encomendada pela Mastercard ao Instituto Datafolha revelou que 64% das empresas brasileiras são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência, crescimento de 7% se comparado com a primeira edição, divulgada em 2021. A cibersegurança é considerada muito importante para mais de 84% das companhias, mas não é uma prioridade no orçamento para 23% delas.

Nesse contexto, as seguradoras têm criado novos produtos para proteger os clientes. Levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revelou que a procura pelo seguro de Riscos Cibernéticos cresceu 880% nos últimos cinco anos. O fenômeno estimula as empresas dos setores de varejo e financeiro a investir em produtos e soluções que possam oferecer mais proteção aos consumidores. Um desses recursos é o seguro destinado especificamente para o Pix, desenvolvido pela Kovr Seguradora. A empresa com sede em São Paulo tem se notabilizado pela criação de soluções conectadas aos novos tempos dos negócios online. No caso do Pix, a ­Kovr criou o seguro Pix & Conta junto à fintech Pic Pay para cobrir operações realizadas sob coação ou mediante furto do celular.

Com mais de 50 anos de história, 1,9 bilhão de reais em faturamento, e suporte financeiro de um grande banco, o Grupo Kovr ampliou a oferta de produtos ligados à vida cotidiana dos clientes. Parte expressiva da expansão ocorreu graças à seguradora de ramos gerais: em 2023, o número de apólices emitidas por ano saltou de 45 mil para mais de 2,5 milhões, quadruplicando a receita nos últimos três anos.

Um exemplo são os seguros contra perda e roubo de cartão, seguro para celular e seguro cyber pessoa física, modalidades que a empresa oferece a partir de 4,90 ­reais por mês. A seguradora ainda diversifica a oferta de soluções: o Seguro Viva + Protegido, que combina seguro de vida física com seguro para a vida digital cyber, tudo dentro de um mesmo pacote. No ­Vida Física, o cliente tem Seguro de Vida com uma cobertura até 300 mil reais, com assistência funeral, hospitalização, invalidez por acidente (total ou parcial) e ainda pode usufruir de um cartão saúde, com assistência saúde, médicos tabelados e consultas online.

Já o Vida Digital combina dois produtos: Seguro Cyber e Seguro Pix & Conta. O Seguro Cyber garante uma indenização se o segurado for vítima de ataques cibernéticos que gerem prejuízos financeiros, de acordo com os riscos cobertos disponíveis. Este seguro também conta com diversos serviços preventivos, como monitoramento de dados e vulnerabilidades, antivírus BitDefender gratuito, além de ajuda de especialistas em cibersegurança sempre que precisar, sem custos adicionais. O Seguro Pix & Conta protegida reembolsa o segurado em caso de prejuízos financeiros decorrentes de transações indevidas (inclusive Pix) na conta digital por terceiros sob coação, após perda/roubo do smartphone e de roubo ou furto qualificado após o saque.


DICAS ESSENCIAIS

Verifique se você está usando uma conexão segura com a internet

Embora o uso de Wi-Fi público não seja recomendado, às vezes é inevitável quando você está fora de casa. No entanto, quando você entra online em um local público e usa uma conexão Wi-Fi pública, você não tem controle direto sobre sua segurança, o que pode deixá-lo vulnerável a ataques cibernéticos. Se estiver usando Wi-Fi público, evite realizar transações pessoais que usem dados confidenciais, como acessar bancos online ou fazer compras online.

Escolha senhas fortes

As senhas são um dos maiores pontos fracos quando se trata de cibersegurança. Com frequência as pessoas escolhem senhas que são fáceis de lembrar e, portanto, fáceis para os hackers descobrirem com software de hacking. Além disso, usar a mesma senha para vários sites submete seus dados a um risco ainda maior. Se os hackers obtiverem suas credenciais de um site, eles poderão acessar outros sites que usam os mesmos detalhes de login.

Mantenha o software e os sistemas operacionais atualizados

Desenvolvedores estão sempre trabalhando para tornar produtos seguros, monitorando as ameaças mais recentes e fornecendo patches de segurança em caso de vulnerabilidades em seus softwares.

Verifique se os sites parecem confiáveis

É crucial que qualquer site que você visite, especialmente nos quais você faz transações (como sites de comércio eletrônico), seja confiável. Um elemento importante a ser observado é um certificado de segurança/SSL.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo