
StudioCarta
Culto Trombetas
O “Trombetas e Festas” chega à quarta edição com alcance cada vez mais global

Em sua quarta edição, o “Trombetas e Festas 2024” firma-se como um dos maiores eventos religiosos do planeta. Em 1º de dezembro, no Maanaim de Domingos Martins, cidade das montanhas do Espírito Santo, historicamente simbólico na trajetória da congregação, a Igreja Cristã Maranata buscará ao mesmo tempo enviar uma mensagem de esperança e de alerta ao mundo. A celebração, a partir das 11 horas da manhã, será transmitida ao vivo, em multiplataforma, para vários países, com tradução simultânea em 50 idiomas e dialetos e em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
A palavra “Maranata”, que significa “Nosso Senhor vem” em aramaico, convoca o Espírito Santo para um momento especial da história e da vida, o arrebatamento. O nome do evento deriva da palavra “trombetas”, mencionada na Bíblia, referência aos sinais proféticos da atualidade, enquanto “festas” indica o derramamento do Espírito Santo em cada momento vivido pela Igreja. Desde a sua primeira edição, em 2019, “Trombetas e Festas” pretende anunciar ao mundo o plano de Deus para a humanidade, consolidando-se como o principal momento de comunhão da congregação.
Neste dia, as Igrejas Cristãs Maranata ao redor do mundo se mobilizarão para incentivar todos a se dirigirem aos templos e acompanhar a pregação, que terá uma mensagem única transmitida do Brasil. O horário escolhido, 11 horas da manhã, visa facilitar a participação dos fiéis em diferentes países e regiões, da Costa Oeste dos Estados Unidos ao Leste Europeu. No caso da Ásia, onde o evento ocorrerá durante a madrugada, as sedes costumam agendar a transmissão para outro horário. A Maranata tem mais de 5 mil igrejas no Brasil e está presente em todos os contimentes.

Dia de reflexão Autoridades dos Três Poderes se unem aos milhares de fiéis em Domingos Martins
Embora a mensagem final e as músicas sejam definidas, aproximadamente, 15 dias antes do evento, está confirmada a participação de uma orquestra e de um coro com cerca de 600 participantes. Autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como representantes militares, foram convidadas. Nos anos anteriores, personalidades como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, marcaram presença, o que evidencia a importância e a influência alcançadas pela celebração.
A Maranata persegue o objetivo de atingir o tripé de excelência: alcance, rapidez e unidade, referências do “Trombetas e Festas”. Segundo o pastor Josias Júnior, gerente de comunicação, trata-se do “maior evento global realizado por uma Igreja Evangélica, utilizando as tecnologias disponíveis”. É, prossegue o religioso, uma forma de cumprir a ordenança bíblica de “pregar o Evangelho a toda criatura”.
Além de unir os fiéis ao redor do mundo, o “Trombetas e Festas” pretende identificar os sinais que evidenciam as profecias bíblicas e o momento no qual vivemos. A cada edição, o evento destaca a situação em diferentes setores, do meio ambiente à geopolítica. “É um anúncio, a proclamação de uma era que estamos vivendo sob a ótica bíblica. A oportunidade de o homem se converter e buscar o projeto de eternidade de Deus está chegando ao fim”, afirma Josias Jr. A situação no Oriente Médio será um dos principais destaques desta edição, pois a região é considerada um relógio e referência para a Igreja Maranata.
Assim, o povo escolhido, que aguarda o cumprimento das profecias, a Igreja, que será arrebatada, e o mundo, que enfrentará o juízo, serão alertados. “O ‘Trombetas e Festas’ destaca a mensagem de esperança ao coração do homem nestes difíceis momentos. É o anúncio de que Jesus em breve virá. É o momento de se entregar a ele e estar pronto para o grande dia do Senhor”, afirma o pastor Alexandre Brasil, integrante do Conselho Presbiterial.
O evento da Igreja Cristã Maranata será transmitido em todos os continentes, com tradução simultânea em 50 línguas e dialetos
A cada edição, o evento amplia seu alcance planetário. No ano passado, foi acompanhado por mais de 20 milhões de pessoas em outros países e regiões do Brasil e reuniu 4 mil participantes no Maanaim de Domingos Martins. A mensagem central dos pastores foi um chamado para os toques de três trombetas bíblicas, sinais que indicariam o retorno de Jesus Cristo, a ocorrer no toque da quarta trombeta.
Os Maanains são os espaços dedicados ao ensino da doutrina da Igreja Cristã Maranata. Atualmente, há 60 unidades no Brasil e no exterior. O primeiro, localizado justamente na cidade capixaba a 40 quilômetros da capital, Vitória, foi inaugurado nos anos 1970 e fica em um sítio no meio da Mata Atlântica. São, aproximadamente, 52,1 alqueires, com 200 mil metros quadrados pavimentados e uma área construída de mais de 30 mil metros quadrados, com capacidade para congregar até 4 mil fiéis por seminário, realizados de 15 em 15 dias. Além de servir como sede do evento, o Maanaim concentra a estratégia fundamental para a sustentabilidade promovida pela denominação evangélica.
Fundada em janeiro de 1968, em Vila Velha (ES), a Igreja Cristã Maranata se alicerça no louvor a Deus e na pregação do Evangelho, segundo as Escrituras do Velho e do Novo Testamento, como única regra de fé e prática. Fazem parte do trabalho missionário a promoção da formação espiritual e social do homem, a educação cristã e a realização de obras beneficentes e assistência moral e educacional, sem fins lucrativos, no território nacional e no exterior.