StudioCarta
Carnaval de todos os ritmos
Enquanto Recife abraça o “futuro”, Olinda aposta na tradição
Tradicional reduto da folia de rua, Recife escolheu como tema deste ano o “Carnaval do Futuro”, um aceno para as próximas gerações sem esquecer o legado para a cultura popular. A ideia é promover grandes encontros entre o frevo, o maracatu, o rock, a música eletrônica e o funk. Serão mais de 3 mil apresentações e desfiles de mais de 60 blocos, espalhados em 50 polos da região metropolitana da cidade, segundo a Secretaria de Cultura, com um público estimado em mais 3,5 milhões de foliões. Em Olinda, a expectativa é superar a marca de 4 milhões, entre moradores e visitantes. Com o tema “Tá Todo Mundo Aqui”, o carnaval da cidade oferece dos tradicionais bonecos gigantes nas ladeiras históricas a shows de artistas como Alceu Valença, Almério e Cordel do Fogo Encantado.
No Recife, a festa começa na quarta-feira 11, com a tradicional lavagem da Avenida Rio Branco, na região do Marco Zero, com as águas de Oxalá a reunir 29 grupos de afoxé. A lavagem celebra a cultura afro e pede as bênçãos dos orixás para abrir os caminhos dos festejos. No dia seguinte será a vez do encontro das Nações de Maracatu de Baque Virado, com a participação das cantoras Luedji Luna e Zezé Motta, em mais um encontro entre passado e futuro. O homenageado deste ano, o cantor Lenine, também participará do evento. Na sexta-feira, o Maestro Spok, Chico César, Fabiana Cozza e Vanessa da Mata se revezarão no palco do Marco Zero.
Com o tema “Frevo no Planeta Galo”, o maior bloco do mundo, o “Galo da Madrugada”, ganha as ruas na manhã do sábado 14. Fundado em 1978, o grupo abriga mais de 30 trios elétricos e percorre um trajeto que vai do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, à Rua do Sol, próximo da ponte Duarte Coelho, onde a figura gigante do galo fica exposta durante o carnaval. Neste ano, o boneco foi paramentado com cores diferentes, com crista rosa e penas decoradas com sombrinhas de frevo, trilha sonora oficial do bloco. Os profissionais de saúde mental serão homenageados e a sustentabilidade e o meio ambiente também terão destaque. Segundo o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, cada trio será batizado com um elemento da flora ou da fauna brasileira, reforçando a mensagem de valorização dos recursos naturais. Os carros alegóricos seguirão essa temática. Ainda no sábado, no Marco Zero, se apresentam a Orquestra Popular do Recife, com Almério, e, em seguida, as cantoras Liniker e Ludmilla.
Com mais de 300 blocos, o carnaval de rua de Olinda busca repetir o sucesso de anos anteriores. Historicamente, a abertura oficial acontece com o desfile do “Cariri Olindense” e do “Homem da Meia-Noite”. Fundado em 1921, o “Cariri Olindense” abre oficialmente os festejos em Olinda às 4 da manhã do domingo. Sendo um dos blocos mais tradicionais da cidade, foi inspirado por um mascate do sertão do Cariri que vendia produtos nas ruas do Recife e Olinda em cima de um burro. A imagem simboliza o bloco.
O “Homem da Meia-Noite” nasceu em 1931 e tem como símbolo Calunga, boneco de quatro metros de altura. Em 2006, o bloco foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O desfile começa sempre à meia-noite de sábado e percorre as ladeiras olindenses. Neste ano, o “Homem da Meia-Noite” apresentará um cortejo de dez nações de maracatu.
Com temperaturas elevadas e previsão de chuva em todos os dias, a recomendação é de que os foliões se hidratem durante o período de festas, usem chapéus e bonés, passem protetor solar e, caso consumam bebidas alcoólicas, que o façam com moderação. Um acordo entre os blocos e o Ministério Público de Pernambuco estabeleceu regras de segurança, entre elas a proibição do uso de garrafas de vidro, a exigência de estrutura de atendimento médico e de emergência e a instalação de banheiros químicos nos percursos dos desfiles e controle do comércio ambulante, além de novas exigências técnicas para o funcionamento dos trios elétricos.
A expectativa é de que Recife tenha cerca de 20 pontos estratégicos na cidade com banheiros químicos. Em Olinda, em torno de 350 banheiros serão instalados no trajeto dos principais blocos. Além disso, para quem quiser esquentar a diversão, a prefeitura do Recife deve repetir as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizadas nos últimos anos, com a oferta de mais de 1 milhão de preservativos externos e internos, 300 mil sachês de gel lubrificante e profilaxia para Pós-Exposição (PeP) ao vírus HIV. Além disso, será incentivada a testagem regular para HIV, sífilis e hepatite B e C, com tratamento das pessoas diagnosticadas e suas parcerias sexuais, quebrando assim a cadeia de transmissão das ISTs.
Para quem ainda estiver cheio de energia, na terça-feira de carnaval, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo encerrarão as festas no Marco Zero.
Confira abaixo a programação dos Carnaval de rua de Recife e Olinda:
https://www.cartacapital.com.br/publieditorial/carnaval-2026-pernambuco-celebra-tradicao/
Confira também o vídeo da campanha sobre o Carnaval 2026 do Ministério da Saúde:
APOIO:

