StudioCarta
Alerta ao mundo – A Igreja Maranata realiza a quinta edição do Trombetas e Festas
“Vamos tratar de um tema pouco conhecido, que certamente surpreenderá e agradará profundamente”, afirma o pastor Alexandre Gueiros
A Igreja Cristã Maranata promove no sábado 29, a partir das 17 horas, a quinta edição do “Trombetas e Festas 2025”, um dos maiores eventos evangelísticos do mundo, realizado por uma única congregação. Trata-se de um chamado para entender o que acontece nos dias atuais, por meio de um alerta dos sinais da volta de Jesus Cristo.
Presente em mais de cem países, a Maranata lança mão dos recursos da tecnologia audiovisual disponíveis para chegar aos quatro cantos da terra com a mensagem. A partir de Maanaim de Carapina, no município de Serra, no Espírito Santo, a mensagem será transmitida via satélite, internet, tevê aberta e por diversas outras plataformas de rádio, tevê e streaming.
A expectativa é de que em torno de 2,5 mil fiéis acompanhem presencialmente a cerimônia. A organização conta com cerca de 500 voluntários, distribuídos em mais de 30 equipes de trabalho, com o objetivo de garantir, no local da transmissão, conforto, organização e outros recursos para que todos os presentes possam aproveitar ao máximo o momento e a experiência de participar do culto especial.
Além da organização, pastores de outros países e autoridades de todos os poderes constituídos também devem marcar presença, a exemplo de edições anteriores. E o louvor será conduzido por orquestra e coral formados por mais de 500 músicos.
As mais de 5 mil Unidades Eclesiásticas da igreja em todo o Brasil, assim como outros inúmeros no exterior, estão envolvidas no trabalho evangelístico. Todos os templos estarão preparados para receber os visitantes convidados a participar do mesmo culto, que será transmitido. A Maranata tem mais de 5 mil igrejas no Brasil e está presente em todos os continentes
O nome da Instituição – Maranata – expressa seu propósito: anunciar que Jesus em breve arrebatará sua igreja, mensagem central presente em todos os cultos e reuniões. A palavra “Maranata”, que significa “O SENHOR JESUS VEM” em aramaico, tem por objetivo alertar e, ao mesmo tempo, é um clamor para que esse fato aconteça logo, o arrebatamento. A interpretação dos fatos e registros bíblicos sob a ótica profética conduz a igreja à compreensão de sinais e profecias que se revelam com coerência.

Mensagem. O encontro cresce ano a ano. Acima, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador da igreja, morto neste ano
A partir dessa perspectiva, as festas instituídas por Deus para o povo de Israel, no Antigo Testamento, passam a apontar profeticamente, de maneira clara e precisa, para o tempo em que vivemos hoje. Assim, a mensagem apresentada no evento tem por objetivo proporcionar esclarecimento e conhecimento de fatos e evidências em relação à nossa vivência e ao que está por vir.
“Estaremos adorando a Deus e compartilhando uma palavra que, tenho certeza, será motivo de edificação para todos, porque vamos tratar de um tema pouco conhecido, que certamente surpreenderá e agradará profundamente. Será um grande prazer espiritual, pois todos passarão a conhecer mais sobre o Senhor Jesus e sobre a proximidade de Sua volta”, afirmou o pastor Alexandre Gueiros.
A primeira edição do Trombetas e Festas foi realizada em 24 de novembro de 2019. Após dois anos impossibilitada de promover a programação devido à pandemia de Covid-19, a Maranata retomou o encontro em 2022. Desde então, a reunião acontece anualmente, sempre com uma abordagem atualizada. Em 2025, acontece pela quinta vez, sempre com números impressionantes. No ano passado, mais de 1 bilhão de cristãos foram alcançados pelo evento nos cinco continentes.
O Trombetas e Festas tem seu nome inspirado em referências bíblicas. “Trombetas” simbolizam os sinais proféticos que se manifestam nos dias de hoje. Já o termo “festas” se refere às festas de Israel, que apontam profeticamente para o momento que a Igreja vive hoje e que será concluído com a vinda do SENHOR JESUS. Para a Maranata, os toques das trombetas são sinais do cumprimento do projeto de Deus para o homem, anunciando que o tempo está avançando e proclamam para uma mensagem profética: Jesus vem.
O intuito neste ano é compreender mais profundamente esses sinais e viver um tempo de comunhão e renovação espiritual. A cada edição, a celebração destaca a situação em diferentes setores, do meio ambiente à geopolítica.
Em 2025, a Maranata perdeu seu fundador e presidente, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, aos 93 anos, vítima de um infarto. Foram 57 anos dedicados à instituição religiosa evangélica, desde a sua fundação, em janeiro de 1968, em Vila Velha (ES), como resultado de um movimento de renovação e de avivamento que impactou denominações tradicionais da época.

Publicado na edição n° 1390 de CartaCapital, em 03 de dezembro de 2025.