Política

Xuxa rebate Bolsonaro por declarações sobre meninas venezuelanas: ‘Não vote nesse homem’

A apresentadora, que foi vítima de abusos sexuais na infância e na adolescência, pediu que o ex-capitão seja responsabilizado pelas afirmações

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A apresentadora Xuxa Meneghel publicou um vídeo em suas redes sociais condenando a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) no encontro com meninas venezuelanas em uma comunidade pobre do Distrito Federal.

Em suas diversas referências ao episódio, o ex-capitão afirmou que ‘pintou um clima’ com as adolescentes, que as meninas chamaram a atenção por serem ‘bonitinhas’ e que elas estariam se arrumando para se prostituir.

Xuxa inicia a gravação narrando os casos de abuso dos quais foi vítima na infância e na adolescência. Posteriormente, rebate Bolsonaro por expor as meninas como protagonistas de uma ação e não como supostas vítimas.

“Nenhuma criança com 13 ou 14 anos se prostitui, isso é exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica a apresentadora, ao criticar uma possível omissão de Bolsonaro e da ex-ministra Damares Alves, que recentemente deu detalhes sórdidos de supostos casos de violência contra crianças da Ilha do Marajó, no Pará.

“Isso vai continuar acontecendo em nosso País enquanto pessoas que sabem disso, através de fotos, como aconteceu com a ministra que disse que tinha fotos na mão, ficarem com essa informação e não fizer. Na minha opinião, é tão culpado quanto aquele que faz. Se isso aconteceu e essas pessoas viram, ouviram e não fizeram nada, elas também são culpadas.”

A apresentadora, que durante a adolescência foi vítima de abuso por um homem mais velho, cobrou que Bolsonaro seja responsabilizado por sua postura.

“Essa fala de que ele viu as meninas e que ‘pintou um clima’ não pode cair no esquecimento. Eu não quero ser conivente com isso, me sentir culpada por isso. Estou aqui engasgada, enojada, com raiva, porque ninguém está fazendo nada. Ele pode fazer porque é presidente? Ele pode fazer porque ele é homem?”, questiona Xuxa.

A apresentadora ainda alertou para a necessidade de enfrentar os casos de pedofilia no País. “Pedofilia é crime. Tem gente que usa camiseta ‘Não à pedofilia’. Quem diz sim à pedofilia? Você, ao não fazer nada, ao não gritar por essas crianças que não podem gritar.”

Ela finaliza o vídeo pedindo que as pessoas não votem em Bolsonaro no segundo turno da eleição: “Para a gente parar isso ou diminuir isso… Ou não diminuir tudo isso que estou falando e dar muita força à dor de cada mãe, de cada mulher, de cada criança ou adolescente que passa por isso, não vote nesse homem”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo