Política

XP/Ipespe: Lula lidera com 53% dos votos válidos no 2º turno; Bolsonaro tem 47%

Em votos totais, o petista soma 49% e o ex-capitão tem 43%; brancos, nulos ou indecisos somam 8%

Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa do instituto Ipespe desta sexta-feira 14 traz o ex-presidente Lula (PT) com 53% dos votos válidos, ante 47% de Jair Bolsonaro (PL) neste segundo turno. Quando comparado ao resultado das urnas no primeiro turno, o levantamento mostra um aumento de 4,83% para o petista e de 3,54% para o ex-capitão.

Em votos totais, a pesquisa mostra que há 8% indecisos ou que optam por votar em branco ou nulo. Lula tem, neste cenário, 49% das intenções de voto e Bolsonaro marca 43%. Os dados foram compilados com entrevistas por telefone realizadas entres os dias 10 e 12 de outubro. O levantamento é contratado pela consultoria de investimentos XP.

Há ainda os dados da pesquisa espontânea, quando as candidaturas postas não são apresentadas aos entrevistados. Neste caso, Lula soma 46% de votos, contra 41% de Bolsonaro. ‘Não votos’ são 12%.

Lula herda mais eleitores de Ciro e Simone Tebet do que Bolsonaro

A pesquisa também monitorou a migração dos eleitores que optaram por Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno. A conclusão é de que Lula é o maior herdeiro de votos da terceira e do quarto colocado na disputa presidencial.

Entre os apoiadores da senadora, 49% indicam migração de voto para Lula e só 26% para o ex-capitão. Outros 26% apontam que preferem anular o voto nesta segunda etapa da disputa.

Já entre os eleitores do pedetista, 38% pretendem votar em Lula no dia 30 de outubro. Na outra ponta, 31% dizem que sua opção será por Jair Bolsonaro. Outros 31% não escolheriam nenhum dos dois candidatos neste momento.

Vale ressaltar que, como a amostra de eleitores de Ciro e Tebet são menores, os percentuais de margem de erro são mais elevados do que no resultado geral, quando a margem é de 2,2 pontos percentuais.

Para chegar aos resultados divulgados nesta sexta, o Ipespe ouviu, por telefone, 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de outubro. A pesquisa tem, além da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, um índice de confiança de 95,5%. Na Justiça Eleitoral o registro do levantamento é o BR-07942/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo