Política

Witzel sobre vídeo anti-Congresso: “Resposta jurídica é o impeachment”

“Quer fazer [manifestação] em caráter privado? Renuncie à Presidência da República e pode fazer”, disse Witzel sobre ato de Bolsonaro

Governador Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, em evento na capital americana Washington - Foto: Rogério Santana
Apoie Siga-nos no

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, comentou nesta nesta quinta-feita 27 a decisão do presidente Jair Bolsonaro em compartilhar, via WhatsApp, um vídeo convocando apoiadores para ato contra o Congresso. Para ele, a manifestação é uma “afronta à Constituição” e que uma “resposta jurídica para isso [o compartilhamento pelo presidente] é o impeachment”. As declarações foram dadas durante um evento em Washington, nos Estados Unidos, e repercutidas pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo.

“Quer fazer [manifestação] em caráter privado? Renuncie à Presidência da República e pode fazer. Enquanto ele [Bolsonaro] for presidente, o que ele fala, o que ele faz, o que ele comunica, para quem quer que seja, é uma comunicação do presidente da República e nós não podemos aceitar que um presidente da República, diante de um movimento destrutivo da democracia, compartilhe esse tipo de vídeo”, afirmou.

O disparo do vídeo sobre os atos programados contra o Congresso, feito a partir de um celular particular do presidente da República, foi revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo. À época, Bolsonaro não negou a atitude e disse que “troca mensagens de cunho pessoal, de forma reservada” com “algumas dezenas de amigos”. “Qualquer ilação fora deste contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, decretou o presidente, em publicação nas redes sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo