Política

WhatsApp baniu mais de mil contas por disparos em massa no período eleitoral, diz TSE

Entre 27 de setembro e 15 de novembro, tribunal recebeu mais de 4,7 mil denúncias

Foto: Manan Vatsyayana/AFP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quinta-feira 19 que o aplicativo WhatsApp excluiu 1004 contas após denúncias de disparos em massa durante a campanha eleitoral deste ano, entre 27 de setembro e 15 de novembro.

Nesse período, a plataforma de denúncias conjunta entre TSE e WhatsApp recebeu 4.759 denúncias. Dessas, 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições. As 4.630 restantes foram enviadas ao aplicativo de mensagens para verificação de possível violação dos Termos de Serviço.

Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas, o que representa mais de 31% das contas válidas enviadas pelo TSE. Entre os perfis banidos, mais de 63% já haviam sido bloqueados pelo próprio sistema do WhatsApp, segundo o TSE.

“O disparo em massa de mensagens é uma prática proibida, passível de punição nas eleições. Os eleitores devem estar atentos e denunciar atividades suspeitas que desequilibrem o processo eleitoral”, disse a secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, coordenadora do Programa de Combate à Desinformação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo