Política

assine e leia

Western carioca

A guerra entre milicianos e traficantes na Zona Oeste da capital puxa a alta de homicídios verificada no estado

Combio interceptado. Uma operação policial na Avenida Brasil prendeu 15 criminosos e confiscou um arsenal com 12 fuzis, sete pistolas e duas granadas – Imagem: PMERJ/SSP/GOVRJ, PRF/Draco-PCRJ e Redes sociais
Apoie Siga-nos no

Habitualmente engarrafada nos horários de pico, a Avenida Brasil, artéria com 58,5 quilômetros de extensão que liga as zonas Sul, Norte, Oeste e central da cidade do Rio de Janeiro à Via Dutra e aos municípios da Baixada Fluminense, entre outras conexões, ficou totalmente paralisada por quase três horas no início da manhã da quinta-feira 7. O nó no trânsito estendeu-se por dezenas de quilômetros, causou transtornos em vários bairros e fez com que milhares de pessoas chegassem atrasadas ao trabalho. Desta vez, não foi provocado por algum acidente automobilístico ou alagamento, mas por outro tipo de evento que já se tornou igualmente familiar aos cariocas: a guerra entre grupos de milicianos – e destes contra traficantes do Comando Vermelho – pelo controle territorial da Zona Oeste da capital.

Os conflitos em série na região incluem tentativas de invasão de comunidades, tiroteios com armas pesadas e execuções a céu aberto. Foram frequentes ao longo de 2023 e, segundo especialistas, explicam a alta de 7,4% no número de assassinatos ocorridos no Rio ano passado. Segundo o levantamento Monitor da Violência, um projeto do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Núcleo de Estudos da Violência da USP e do portal G1, foram 3.388 casos em todo o estado, média de nove assassinatos por dia. A coisa piorou nos primeiros dois meses de 2024, com a ocorrência de tentativas de invasão e troca de tiros nas favelas de Gardênia Azul, Anil, Muzema, Itanhangá, Rio das Pedras, Antares, Urucânia, Carobinha e Catiri.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo