Política

Weintraub é reeleito diretor-executivo do Banco Mundial

Ex-ministro da Educação ocupava cargo como substituto. Mandato de dois anos começa no domingo 1

Ex-ministro da educação é reeleito diretor-executivo do Banco Mundial Ex-ministro da educação é reeleito diretor-executivo do Banco Mundial
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi reeleito para o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial. A informação foi divulgada pela própria instituição nesta sexta-feira 30.

Weintraub ocupava o cargo na diretoria-executiva como substituto, em uma espécie de ‘mandato-tampão’ que chega ao fim no sábado 31. O mandato de dois anos começa no domingo 1.

“Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas”, informou a instituição financeira em comunicado.

Segundo a instituição, o ex-ministro foi eleito como representante de Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

A viagem de Weintraub aos EUA é alvo de investigação. Embora o ex-ministro tenha anunciado a saída do governo no dia 18 de junho, ele só foi exonerado oficialmente no dia 20, quando já estava no exterior. A suspeita é de que ele tenha se valido do passaporte diplomático para driblar a quarentena para cidadãos comuns na chegada aos Estados Unidos, em meio à pandemia da Covid-19.

O ex-ministro também é alvo de dois inquéritos junto ao Supremo Tribunal Federal, um que apura declarações racistas contra chineses e outro sobre ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo