CartaExpressa
Washington Reis renuncia ao posto de vice na chapa de Cláudio Castro no Rio
Na última terça-feira 6, o TRE-RJ havia decidido, por unanimidade, indeferir a candidatura do ex-prefeito de Duque de Caxias


O ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis renunciou nesta sexta-feira 9 ao posto de vice na chapa do governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL).
Na última terça-feira 6, o Tribunal Regional Eleitoral do estado havia decidido, por unanimidade, indeferir a candidatura de Reis.
Ele foi considerado inelegível após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Reis foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por crime ambiental e loteamento irregular na época em que foi prefeito.
Na semana passada, o vice de Castro também foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Segundo a corporação, há indícios de favorecimento na contratação de uma cooperativa de trabalho que custou 563,5 milhões de reais em dois anos. Ao todo, a Operação Anáfora cumpriu 27 mandados de busca e apreensão expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio em 7 cidades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.