Política
Vox Populi: Lula tem 56% no Ceará, Bolsonaro 21%, Ciro 13%
No segundo turno, o petista bateria o ex-capitão por 65% a 24%
O ex-presidente Lula, do PT, soma 56% das intenções de votos no Ceará, segundo pesquisa do Vox Populi encomendada por CartaCapital. Jair Bolsonaro, do PL, tem 21%, enquanto Ciro Gomes, do PDT, aparece com 13% no estado onde fez carreira política. André Janones, do Avante, é citado por 2% dos entrevistados, Simone Tebet, do MDB, por 1%. Felipe D’Ávila, do Novo, não pontuou. Brancos e nulos somam 5%. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder.
Lula bate com folga Bolsonaro em quase todas as faixas de renda, escolaridade e gênero. Sua maior vantagem se dá entre os eleitores com ensino fundamental: 65% a 16%. Os cearenses que ganham até dois salários mínimos também expressam uma enorme predileção pelo petista: 61% a 17%. As mulheres, idem: 60% a 16%. Na faixa de renda acima de cinco salários mínimos, registra-se um empate técnico. Lula soma 37%, Bolsonaro, 36%.
No voto espontâneo, sem a apresentação ao entrevistado de uma lista prévia de candidatos, o petista é citado por 47%. Bolsonaro tem 19% e Ciro Gomes, 5%. Os demais candidatos somam, juntos, 1%. Brancos e nulos chegam a 6%, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento ouviu 1.304 eleitores cearenses, em 76 municípios, entre os dias 10 e 13 de julho. A margem de erro é de 2,7%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Votarei em Lula e acredito em vitória no 1º turno, diz Casagrande; leia a entrevista
Por Leonardo Miazzo
Quaest: Lula cresce quatro pontos entre os eleitores do Rio de Janeiro
Por Getulio Xavier
Lula diz que o orçamento secreto é uma ‘podridão’ e defende ‘orçamento participativo’
Por Victor Ohana



