Política

‘Você não consegue controlar um animal daquele tamanho’, diz advogado de Bolsonaro após depoimento sobre importunação a baleia

Além de Bolsonaro, o ex-ministro e advogado Fabio Wajngarten, que estava com o ex-presidente no passeio, também depôs à PF

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O advogado Daniel Tesser, que acompanhou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal durante esta terça-feira 27, afirmou que ele não sabia que é proibido, por lei, importunar baleias.

A PF apura se ele importunou intencionalmente uma baleia-jubarte durante um passeio de jet ski em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

“Você não consegue controlar um animal daquele tamanho que surge, emerge debaixo da água. É exatamente o que aconteceu. O presidente tomou todas as precauções a partir do momento que avistava a baleia”, disse Tesser durante a saída da sede da PF na capital paulista.

“E ele também nem sabia que tinha essa proibição, mas mesmo assim tomou todos os cuidados necessários para não criar nenhum tipo de interferência”, completou.

O advogado do ex-presidente disse ainda que tudo foi esclarecido durante o depoimento e que, em sua visão, não houve importunação. Afirmou ainda que Bolsonaro assistiu ao vídeo que ocasionou o inquérito e “se reconheceu. Falou que era ele sim”.

Uma portaria do Ibama determina que embarcações com motor ligado devem manter uma distância mínima de 100 metros de qualquer espécie de baleia.

De acordo com as investigações, Bolsonaro teria chegado a uma distância de 15 metros. A legislação brasileira prevê punição a quem molestar intencionalmente o animal, com pena de até cinco anos de prisão e o pagamento de multa.

Fabio Wajngarten, assessor de Bolsonaro e ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social, também prestou depoimento. Na saída da sede da PF em São Paulo disse ser “vergonhosa a necessidade” de ter que prestar depoimento “sendo que nem estava próximo ao animal”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo