Política

Vídeo de ato contra o Congresso é narrado por coordenador da Embratur

A Embratur é uma autarquia federal e Silvio Santos Nascimento foi nomeado para o cargo na gestão de Jair Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro e Silvio Santos Nascimento, diretor de publicidade da Embratur (Reprodução/Twitter)
Apoie Siga-nos no

Os vídeos que incentivam a população para um ato contra o Congresso Nacional e o STF têm mais uma polêmica. Segundo o jornalista Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, em um dos vídeos o locutor é o coordenador-geral de publicidade e propaganda da Embratur, Silvio Santos Nascimento.

A Embratur é uma autarquia federal e Silvio foi nomeado para o cargo na gestão de Jair Bolsonaro. No vídeo de 1m50s, o funcionário público diz que temos um presidente “cristão, patriota, capaz, justo e incorruptível, que sofre e luta por esta nação”. “No dia 15 de março mostre que você é patriota, ama o Brasil e defende o presidente Bolsonaro”, convoca o locutor.

O vídeo foi divulgado na última terça-feira 25 pela jornalista Vera Magalhães, do jornal O Estado de S. Paulo. A notícia revelou que o presidente Jair Bolsonaro compartilhou convocação para as manifestações do próximo dia 15 de março, organizadas por movimentos de extrema direita para defender o governo e protestar contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O fato de a locução ter sido gravada por alguém que ocupa cargo comissionado na gestão de Bolsonaro é mais uma evidência do envolvimento do Planalto na convocação das manifestações.

O vídeo repercutiu de forma negativa para o governo nas instituições. Os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do STF soltaram nota repudiando a atitude do ex-capitão. Outras autoridades também se manifestaram negativamente à postura de Bolsonaro de compartilhar o vídeo com apoiadores.

Nesta quinta-feira Bolsonaro mudou a versão e disse que o vídeo não era de agora e atacou fortemente a jornalista Vera Magalhães. “Estou aguardando a Vera mostrar o vídeo dela. E não vai mostrar, né? O caráter dela…”. Interrompido por outra pergunta, o presidente não concluiu o raciocínio.

Procurada, a Embratur informou que não tem qualquer participação na produção ou na formatação do conteúdo do citado vídeo e que a instituição não comentará o assunto e permanecerá focada na promoção e divulgação do turismo brasileiro no exterior, que é o seu objetivo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo