Política
Vice-prefeito lidera corrida eleitoral em Curitiba; Requião se aproxima da 2ª colocação
Essa é a primeira vez que o instituto Paraná Pesquisas monitora um cenário sem Deltan Dallagnol e com a presença do ex-governador Roberto Requião


Um novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 14, mostra que o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD-PR), se distanciou dos concorrentes na disputa eleitoral. Ele aparece, no cenário principal, com 22,9% das intenções de voto.
Na pesquisa desta terça-feira há duas novidades: a presença do ex-governador Roberto Requião (Mobiliza-PR) e a ausência do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR).
O ex-governador anunciou, recentemente, a troca de partido com vistas a ser candidato na capital. Já o deputado cassado desistiu da candidatura alegando necessidade de concentrar esforços na campanha de outros candidatos do Novo pelo Brasil.
Com a novidade, o ‘estreante’ Requião aparece tecnicamente empatado – pela margem de erro – no segundo pelotão de políticos mencionados por eleitores. Ele tem, neste momento, 11% das intenções de voto, pouco menos que o deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR), o segundo colocado no levantamento, que soma 13,1%. O deputado estadual Ney Leprevost (União-PR) também aparece no grupo, com 12,8% das menções.
Esse cenário principal traz ainda uma terceira leva de políticos citados com percentual significativo, são eles:
- Beto Richa (PSDB) – 8,1%;
- Paulo Martins (PL) – 6,5%;
- Goura (PDT) – 5,4%.
Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade), Zeca Dirceu (PT), Samuel de Mattos (PSTU) e Andrea Caldas (PSOL) fecham a lista, mas com menos de 5% de menções para cada. Não sabe ou optam por voto em branco somam 15%.
Outros cenários
O instituto de pesquisas ainda mediu as intenções de votos em Curitiba em outros quatros cenários. Veja os resultados:
Cenário 2
- Eduardo Pimentel – 26,4%
- Luciano Ducci – 14,5%
- Ney Leprevost – 14,5%
- Roberto Requião – 11,6%
- Beto Richa – 8,4%
- Goura – 5,8%
- Luizão Goulart – 1,6%
- Não sabe/ Não respondeu – 5,8%
- Nenhum/ Branco/ Nulo – 11,5%
Cenário 3
- Eduardo Pimentel – 28,5%
- Luciano Ducci – 19,9%
- Ney Leprevost – 19,3%
- Beto Richa – 10,6%
- Luizão Goulart – 2,1%
- Não sabe/ Não respondeu – 6,3%
- Nenhum/ Branco/ Nulo – 13,4%
Cenário 4
- Eduardo Pimentel – 34,4%
- Luciano Ducci – 24,1%
- Beto Richa – 13,9%
- Luizão Goulart – 2,6%
- Não sabe/ Não respondeu – 7,1%
- Nenhum/ Branco/ Nulo – 17,9%
Cenário 5
- Eduardo Pimentel – 30,4%
- Luciano Ducci – 22,9%
- Ney Leprevost – 22,8%
- Luizão Goulart – 2,5%
- Não sabe/ Não respondeu – 15,0%
- Nenhum/ Branco/ Nulo – 6,5%
A pesquisa ouviu 800 eleitores, em entrevistas pessoais, entre os dias 8 e 13 de maio e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.