CartaExpressa
Vencedor do Globo de Ouro, Kleber Mendonça Filho critica Bolsonaro após premiação
Diretor brasileiro associou prisão do ex-presidente ao fim do ciclo político da direita
Vencedor do prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro 2026 por O Agente Secreto, o diretor Kleber Mendonça Filho comentou sobre o cenário político do Brasil e criticou a atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente preso.
Mendonça Filho, que venceu com o longa que aborda temas como vigilância, repressão política e memória, fez uma conexão entre a trajetória política brasileira na última década e a obra. Segundo o diretor, o País vivenciou um período de “guinada drástica à direita” que, na sua opinião, já teria chegado ao fim.
Em entrevista coletiva após a conquista, o diretor afirmou que a arte e o cinema têm um papel fundamental para refletir sobre as transformações e tensões da sociedade.
“Há cerca de dez anos, o Brasil sofreu uma guinada bem drástica à direita e esses tempos agora se foram, com o ex-presidente [Jair Bolsonaro] agora preso. Ele foi epicamente irresponsável em não liderar o País e realmente acho que o cinema pode ser uma forma de expressar algumas insatisfações que temos em termos de sociedade”, disse.
A vitória de O Agente Secreto no Globo de Ouro reforça a presença do cinema brasileiro no cenário global de premiações e insere o longa nacional na disputa por outras categorias importantes na temporada, como o Oscar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


