Política
Veja como votou cada partido na urgência para derrubar o decreto do IOF
Foram 346 votos favoráveis e 97 contrários, com forte presença de partidos que integram formalmente a base do governo
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira 16 com ampla maioria o regime de urgência para o projeto de decreto legislativo que visa anular o decreto do governo Lula (PT) sobre o aumento das alíquotas do IOF.
Foram 346 votos favoráveis e 97 contrários, com forte presença de partidos que integram formalmente a base do governo. Apenas o PT, PSOL, PCdoB e o Rede tiveram votos totalmente contrários à urgência.
O PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, ficou rachado: foram 10 votos contrários e 4 a favor, de Duarte Júnior (MA), Eriberto Medeiros (PE), Heitor Schuch (RS) e Tabata Amaral (SP).
O União Brasil, que conta com três ministérios, votou (sem considerar as ausências) completamente a favor da aceleração para a análise do projeto.
Veja como foi o voto dos deputados e dos partidos
PDL 314-2025Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Câmara aprova urgência para derrubar decreto do IOF e envia recado ao governo Lula
Por Vinícius Nunes
As críticas de Hugo Motta ao pacote do governo para substituir o aumento do IOF
Por CartaCapital



