Política
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 12 pontos, mostra agregador de pesquisas
De acordo com ferramenta do Estadão, o petista teria 45% das intenções de voto contra 32% do atual presidente


O agregador de pesquisas do jornal O Estado de S. Paulo aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral com 12 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).
A ferramenta usa dados dos levantamentos de 14 empresas, considerando suas peculiaridades metodológicas, para calcular a Média Estadão Dados – o cenário mais provável da disputa a cada dia. São elas: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data.
De acordo com o agregador, Lula teria 45% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% e Simone Tebet (MDB) tem 3%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.