Política

‘Vamos repetir o êxito do Ceará no Brasil’, diz Haddad em aceno a Ciro

Em coletiva com governadores, o candidato do PT à Presidência celebrou a trajetória do pedetista e lembrou que partidos estão juntos no estado

Apoie Siga-nos no

Em coletiva após uma reunião com governadores do campo progressista, Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência, disse querer ter Ciro Gomes, do PDT, ao seu lado e lembrou a união entre petistas e pedetistas no Ceará, onde seu colega de partido Camilo Santana foi reeleito.

Leia também:
Haddad recua de Constituinte, Bolsonaro fala em ‘canelada’ de Mourão
Ciro Gomes, sobre segundo turno: “Ele não, sem dúvida”

“Um abraço ao Ciro Gomes, que teve uma votação expressiva no Ceará. É um democrata, que já declarou que vai lutar contra o fascismo, portanto é uma voz muito respeitada no Pais, e queremos tê-lo ao lado”, disse o petista.

Ao lado de Santana, governador do PT e aliado de longa data de Ciro e Cid Gomes no estado nordestino, Haddad lembrou que os petistas e o PDT governam juntos no Ceará. “Vamos repetir o êxito do Ceará no Brasil”, garantiu.

Ele afirmou que conversou após o primeiro turno com Roberto Mangabeira Unger, conselheiro de Ciro, e disse estar aberto a incorporar propostas do pedetista. “Não há incompatibilidade entre nossos programas, defendemos a soberania nacional, soberania popular, direitos sociais. Os dois programas estão muito afinados”.

Segundo Carlos Lupi, presidente do PDT, haverá uma reunião do partido nesta quarta-feira 10 para definir qual será a decisão de Ciro em relação à candidatura de Haddad.

Haddad também foi questionado sobre o que achou de ser chamado de “canalha” por Jair Bolsonaro ao propor um protocolo ético dos presidenciáveis para não propagarem mentiras e notícias falsas na internet. Ele preferiu não elevar o tom contra o candidato do PSL. “Nossa origem e tradições são muito diferentes. Tenho origem em uma tradição democrática, não autoritária.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo