Política

‘Vai trazer os caras do túmulo de volta?’, debocha Mourão sobre tortura na ditadura

Vice-presidente comentou áudios de sessões do Superior Tribunal Militar em que os ministros da Corte reconhecem que presos políticos foram torturados

‘Vai trazer os caras do túmulo de volta?’, debocha Mourão sobre tortura na ditadura
‘Vai trazer os caras do túmulo de volta?’, debocha Mourão sobre tortura na ditadura
O VICE-PRESIDENTE HAMILTON MOURÃO. FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Hamilton Mourão riu ao ser questionado sobre uma possível investigação relacionada às torturas cometidas por militares durante a ditadura no País.

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]”, afirmou nesta segunda-feira 18. “Vai trazer os caras do túmulo de volta?”.

A pergunta ao general se referia aos áudios, divulgados pelo jornal O Globo, de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) em que os ministros da Corte reconhecem que presos políticos foram torturados no País.

Para o vice-presidente, a tortura durante o período ditatorial é coisa do “passado”. 

“História, isso já passou, né? A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio”, acrescentou. “São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado, faz parte da história do País”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo