Educação
USP Sem Tarcísio: manifesto contra o candidato bolsonarista já tem mais de 5 mil assinaturas
O grupo também registra apoio ao candidato Fernando Haddad (PT)
Um grupo de mais de 5 mil pessoas, entre professores, estudantes e trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) publicaram nesta quarta-feira 26, um manifesto contra a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo.
Encabeçado pelos estudantes da Faculdade de Direito, o documento intitulado “USP & SP Sem Tarcísio”, argumenta que o candidato possui “um projeto político autoritário, anticiência e economicamente excludente”.
Ainda conforme o texto, o alinhamento de Tarcísio e Bolsonaro representa um grande “risco à qualidade do ensino, pesquisa e extensão, tal como as recentes conquistas relacionadas à popularização da USP”.
O grupo também registra apoio ao candidato Fernando Haddad (PT) e que sua eleição ao governo paulista significaria ampliar “a voz da ciência, da diversidade, da educação, da inclusão e das liberdades democráticas”.
Antes do lançamento público do manifesto, a iniciativa angariou assinaturas de 600 professores e de 12.000 membros da comunidade universitária, entre estudantes e funcionários e pessoas relacionadas à instituição.
Entre os signatários estão Suely Vilela, ex-reitora da universidade, os docentes Lilia Schwarcz, Rafael Mafei, Augusto Damineli, Conrado Hubner, Deisy Ventura, Maria Paula Dallari, Raquel Rolnik e Christian Dunker.
O manifesto foi publicado no site (www.xideagosto.org/uspsemtarcisio) e continua captando assinaturas.
Leia o documento na íntegra:
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



