Política

Uerj aprova concessão de título honoris causa para Sonia Guajajara

É o primeiro honoris causa concedido por uma universidade brasileira à ministra

Ministra - Ministério dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Em sessão realizada nesta sexta-feira 5, o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou a concessão do título de doutor honoris causa à Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.

É o primeiro honoris causa concedido por uma universidade brasileira à ministra. Também é a primeira vez que a universidade homenageia uma pessoa indígena.

“O histórico do trabalho de Sonia Guajajara revela a sua influência positiva na sociedade e a importância de seu engajamento para promover a justiça social, a preservação ambiental e os direitos humanos”, declarou Affonso Nunes, conselheiro e relator do processo.

Guajajara é formada em Letras e Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e pós-graduada em Educação Especial. Ela destaca-se por sua luta pelo meio ambiente e pelos direitos dos povos originários.

Na ocasião, o título também foi concedido ao professor e pesquisador carioca Pedro Geiger.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo