CartaExpressa

Ucrânia receberá mais armas pesadas em ‘futuro próximo’, diz chefe da Otan

Declaração ocorreu em entrevista publicada em um jornal alemão neste domingo

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. Foto: Kenzo Tribouillard/AFP
Apoie Siga-nos no

A Ucrânia receberá mais armas pesadas de países ocidentais em breve, disse o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, em entrevista publicada em um jornal alemão neste domingo 15.

“As promessas recentes de equipamentos de armas pesadas são importantes e espero mais no futuro próximo”, disse Stoltenberg ao jornal Handelsblatt.

Esta semana, o responsável tem um encontro agendado com o Grupo de Contato para a Defesa da Ucrânia, que coordena o fornecimento de armas a Kiev, na base aérea de Ramstein, na Alemanha.

“Estamos em uma fase decisiva da guerra”, disse Stoltenberg. “Portanto, é importante darmos à Ucrânia as armas de que precisa”, acrescentou.

Stoltenberg disse que o presidente russo, Vladimir Putin, cometeu um erro ao atacar a Ucrânia. 

“Ele superestimou a fortaleza de suas próprias forças. Vimos seus erros, sua falta de confiança, os problemas de liderança, o equipamento ruim”, disse ele. Mas os russos “demonstraram que estão preparados para sofrer grandes baixas para atingir seus objetivos”, concluiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo