Política

Tucanos de Goiás anunciam apoio a Lula no 1º turno: ‘não podemos arriscar a democracia’

A presença de Alckmin foi fundamental para concretizar a aliança; nacionalmente, o PSDB endossa a candidatura de Simone Tebet

Geraldo Alckmin e Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Membros do PSDB de Goiás declararam, nesta quarta-feira 21, apoio à chapa presidencial de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). O anúncio coincide com a visita do ex-governador paulista ao estado.

O ex-deputado federal Giuseppe Vecci, integrante da Executiva Nacional tucana há oito anos, encabeçou o movimento, que atraiu correligionários e representantes de outros setores, como a cultura.

“Neste momento que vive o País, não podemos arriscar nossa democracia”, resumiu Vecci em contato com CartaCapital. “É preciso serenar a relação entre os brasileiros, para o País crescer e diminuir a desigualdade.”

Segundo ele, o apoio a Lula e Alckmin poderia ocorrer no segundo turno, mas foi antecipado “pela compreensão de tudo o que eles representam e podem fazer pelo Brasil”.

Vecci comunicou a decisão à cúpula do PSDB, incluindo o presidente nacional, Bruno Araújo. Nacionalmente, a legenda apoia a chapa de Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB).

Segundo o ex-deputado, também aderiram à aliança com Lula, entre outros, a presidenta do PSDB Metropolitano, a vereadora Aava Santiago; o  presidente do PSDB Jovem, Rodrigo Rizzo; e Marco Antônio Sperb Leite, ex-presidente do Instituto Teotônio Villela no estado.

Em nota enviada a CartaCapital, o PSDB goiano afirmou que os tucanos alinhados em torno de Lula “não refletem a posição do partido”.

“O PSDB de Goiás não declarou apoio a nenhum candidato a presidente da República”, diz o texto. “Estamos focados na eleição de Marconi Perillo ao Senado e de nossos candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.”

Segundo um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira 20, Perillo lidera a disputa pelo Senado com 22,1% das intenções de voto, seguido por Delegado Waldir (União Brasil), com 15,8%. Nenhum outro candidato supera os 8%.

O instituto entrevistou 1.540 eleitores de 54 municípios de Goiás e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo GO-09247/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo