Política

Tucano aliado de Aécio será o relator de denúncia contra Temer

Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) foi o escolhido em meio a tentativa de salvar o senador tucano

A votação da segunda denúncia contra Temer deve ocorrer até o fim de outubro
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) será o relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). O anúncio foi feito nesta quinta-feira 28 pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

A escolha de Andrada, que é próximo ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), se dá em um momento de união entre Temer e Aécio, que conta com a base do governo para se livrar de punição imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em troca, Temer espera que Aécio consiga manter o apoio do PSDB a seu governo.

Nesta quinta-feira, o Senado marcou para terça-feira 3 a votação sobre a decisão da Primeira Turma do STF que, por 3 votos a 2, afastou Aécio do exercício de seu mandato e determinou o recolhimento noturno do senador em casa. Também nesta quinta foi aprovado requerimento de urgência para análise da questão, mas, a pedido do líder do PSDB, Paulo Bauer, a análise do ofício encaminhado pelo STF foi adiada.

Leia também: 
Com 3%, Temer tem a pior aprovação desde o fim da ditadura

A aliança a favor de Aécio conta também com apoio do PT. Em nota, o partido afirmou que Aécio “liderou o PSDB e as forças mais reacionárias da política e da mídia numa campanha de ódio e mentiras, que levou ao golpe do impeachment”, mas afirmou que o senador tucano “defronta-se hoje com o monstro que ajudou a criar”. O partido afirmou, entretanto, que “a resposta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a este anseio de Justiça foi uma condenação esdrúxula, sem previsão constitucional, que não pode ser aceita por um poder soberano como é o Senado Federal.” 

Na denúncia a ser relatada por Bonifácio de Andrada, apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, Temer é acusado de liderar uma quadrilha que desviou 537 milhões de reais dos cofres públicos. A base da acusação, que também envolve o crime de obstrução de justiça, são as delações da JBS e de Lúcio Funaro. 

Votação até o fim de outubro

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quinta que acredita ser possível votar até de 23 de outubro, em Plenário, a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, que abrange ainda os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

Rodrigo Maia disse ainda que será criado um grupo de trabalho com técnicos das duas Casas para organizar artigos da Constituição que ainda não foram regulamentados. Segundo ele, a partir de novembro a Câmara deve começar a votar alguns desses itens. “São artigos em todas as áreas, na área social, na área econômica. Existem vácuos e áreas que precisam melhorar a regulamentação. É um trabalho em conjunto do Congresso com o Supremo”, disse.

Com informações da Agência Senado e da Agência Câmara

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo